Jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e aplicativos são recursos usados para intensificar os estudos de um novo idioma.
Unir a brincadeira aos estudos pode ser uma forma de atrair a atenção dos alunos, intensificar o aprendizado e contribuir para a interação social, conforme apontam diferentes pesquisas acadêmicas. É nesse contexto que a gamificação tem ganhado cada vez mais espaço, inclusive, no ensino de línguas estrangeiras.
A palavra tem origem no termo em inglês “gamification”. Na prática, o conceito significa usar técnicas de jogos em outros campos de atividade. A metodologia é comum em áreas como marketing digital, recursos humanos e, também, na educação.
No ensino de idiomas, a gamificação é conhecida por promover vários benefícios ao processo de aprendizagem. Jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas e brincadeiras são recursos usados no curso de inglês para crianças para facilitar o contato dos estudantes com a língua estrangeira.
O estudo Gamificação de Literatura no Ensino da Língua Inglesa, realizado pelo acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Antonio Lima Queiroz de Oliveira, aponta que, ao utilizar esse tipo de técnica no aprendizado de inglês, os estudantes não só adquirem novos conhecimentos, como também ganham em aspectos emocionais. É possível observar o aumento da motivação e a redução da ansiedade.
Os benefícios da gamificação não se restringem ao ensino da língua inglesa, como mostra outro estudo sobre o tema, realizado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rosemeire Pereira de Novaes, Alessandreia Marta de Oliveira e Rodrigo Luis de Souza da Silva. A pesquisa confirma que ao introduzir jogos nas salas de aula há o aumento do interesse dos alunos em participar das atividades.
A pesquisa mostrou que o uso de jogos durante o ensino favorece a aprendizagem construtivamente, já que são ferramentas com linguagem de fácil compreensão e que estimulam a interação social dos alunos.
Outro ponto citado pelos estudos é o incentivo à resolução de problemas e ao pensamento crítico, aspectos importantes para todas as áreas da vida e que costumam ser explorados pelos games educativos.
Em um jogo, há sempre uma meta a ser cumprida. Para completar a experiência, os jogadores devem vencer os obstáculos e executar as tarefas corretamente para atingir o resultado esperado. Durante esse processo, há diferentes aprendizados que favorecem diversas habilidades pessoais.
Os impactos positivos da gamificação na aprendizagem também foram comprovados cientificamente. Segundo pesquisa da Elsevier, empresa editorial holandesa de conteúdos científicos, alunos submetidos ao ensino baseado na metodologia apresentaram aumento de, aproximadamente, 90% no desempenho.
Conheça as possibilidades para a gamificação
Ao entrar em uma loja de brinquedos, é possível encontrar muitos jogos que podem ser usados como recursos pedagógicos. Com a internet, os sites e aplicativos ampliaram ainda mais as opções para a gamificação.
Ao empregar a técnica no ensino de um novo idioma, os professores podem usufruir da diversidade de alternativas para auxiliar os estudantes de forma lúdica. Há jogos, sites e aplicativos disponíveis em diferentes idiomas, permitindo que os recursos sejam aplicados também em aulas do curso de espanhol , francês, italiano e outras línguas estrangeiras.
Entre as opções tradicionais, é possível usar jogos da memória, de tabuleiro, RPG, storytelling e palavras-cruzadas para desenvolver habilidades, independente do nível de conhecimento do estudante.
A gamificação é recomendada para os iniciantes em um idioma, pois é uma técnica pedagógica e didática, que ajuda a romper as barreiras que podem aparecer no processo inicial de aprendizagem.
Um exemplo prático é o uso de um conjunto de cartas em quatro cores, sendo que cada uma delas terá comandos ou perguntas no idioma estrangeiro estudado. Na vez do aluno, ele sorteia uma carta e responde a pergunta para todos os colegas. A metodologia também pode ser empregada em um tabuleiro, onde se avança uma casa a cada resposta dada corretamente.
A gamificação também pode adentrar no ambiente digital, ganhando a tecnologia como aliada. O site Wordwall, por exemplo, disponibiliza diferentes modelos de jogos para conteúdos de diferentes matérias. O aplicativo Mondly é uma alternativa utilizada por mais de 100 milhões de usuários em 190 países. Com ele, é possível aprender inglês e outros idiomas por meio de atividades de memorização.