Sites que oferecem Bolsas de Estudos Gratuita no Exterior

São diversas oportunidades para bolsas de estudos em modalidades como Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Saiba Mais!

Sites que oferecem Bolsas de Estudos Gratuita no Exterior
Sites que oferecem Bolsas de Estudos Gratuita no Exterior

Se você sempre sonhou com uma grande oportunidade essa você não pode perder! A equipe do Canal do intercâmbio reuniu os principais sites que oferecem bolsas de estudos no exterior, gratuitas em modalidades como Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

Eventualmente recebemos diversas oportunidades através do nosso canal de bolsas de estudos. Porém, sabemos que nem sempre os interessados estão disponíveis para acompanhar de perto essas oportunidades. Foi pesando nisso que reunimos todos os sites disponíveis, dessa forma os interessados terão a oportunidade de acompanhar quando inicia as inscrições e saber mais detalhes sobre os cursos e oportunidades.

As bolsas oferecidas pelas instituições são integrais e cobre todos os custos de educação, acomodação e despesas pessoais, enquanto outras fornecem ajuda de custos nas taxas de educação e materiais ou oferecem contribuição financeira relacionada a esses custos.

Fundação Estudar

Oferece bolsas que cobrem de 5% a 95% do valor de graduações, pós e intercâmbios acadêmicos. Podem participar das seleções candidatos entre 16 anos e 34 anos matriculados ou em processo de admissão em cursos de graduação e pós (MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado) no Brasil ou no exterior. No ano passado, foram 30 mil inscritos e 28 selecionados. Boas notas são essenciais, já que as bolsas são concedidas por mérito.

Fundação Lemann

A fundação mantém o programa Lemann Fellowship que dá bolsas de pós-graduação para cursos específicos em universidades parceiras no exterior como, por exemplo, Yale, Stanford, Harvard, MIT, Columbia e Oxford. Os bolsistas são selecionados pelas próprias universidades, por isso é preciso já ter sido aprovado por meio do processo regular de admissão.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmico e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível. Para receber os auxílios iniciais, o bolsista deve complementar a documentação exigida para implementação, antes da partida para o exterior neste link Declaração de Rendimentos – Bolsas no Exterior.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão governamental que oferece oportunidades para bolsas de graduação, mestrado e mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado no exterior.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um órgão governamental que oferece oportunidades para bolsas de graduação, mestrado e mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado no exterior. O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

Ciência Sem Fronteiras (CSF)

É um os principais programas de bolsas de estudos concedido pelo governo. A meta é chegar a 101 mil bolsas concedidas até o fim do ano nas áreas de ciências exatas e biológicas. Na página do programa é possível verificar o valor das bolsas nas diferentes modalidades de estudo. É um programa que oferece oportunidades de bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal para alunos de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou particulares de todo o país.

Há também as bolsas no País, que incentivam a atração de renomados pesquisadores e líderes de grupos de pesquisa no exterior para o Brasil e de jovens cientistas, nas modalidades: Pesquisador Visitante Especial e Bolsa Jovens Talentos.

Como participar?

Os candidatos de graduação precisam estudar em instituições brasileiras que tenham aderido ao programa. Já os de doutorado-sanduíche e doutorado pleno precisam ser aceitos nas universidades estrangeiras em que pretendem estudar antes de se inscreverem no programa. O candidato de ficar atento às chamadas que são abertas e divulgadas no site (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados). As regras e os requisitos são disponibilizados em cada edital de acordo com a modalidade. As dúvidas sobre as chamadas podem ser esclarecidas pelo site (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/duvidas-frequentes) ou pelo telefone 0800-616161 (opção 0 e sub opção 1).

Santander Universidades

O forte do programa de bolsas de estudo do Banco Santander são os intercâmbios acadêmicos para estudantes de universidades brasileiras conveniadas. Há opções para cursos na China, Portugal, Espanha. Interessados em temporadas de intercâmbio na China ou na Espanha podem se inscrever até o dia 29 de março. Já o programa para intercâmbio em Portugal aceita inscrições até o dia 10 de maio, mas é apenas para alunos de faculdades públicas conveniadas.

Fundação Carolina

A fundação oferece bolsas para cursos rápidos (de verão), pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) na Espanha. Neste ano, já foram oferecidas mais 540 de bolsas, mas as inscrições foram encerradas na 1ª semana do mês março. Foram mais 48 mil candidatos interessados! Mas, até o dia 9 de abril, ainda dá tempo de concorrer às chamadas bolsas de mobilidade para interessados em complementar a formação acadêmica em instituição espanhola de ensino.

Fundação Fulbright

Oferece bolsas de estudo para alunos de pós-graduação, jovens profissionais e artistas interessados em estudar nos Estados Unidos. A fundação é parceira do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Os prazos para as seleções variam conforme o programa escolhido, por isso o ideal é ficar de olho no site da Fulbright, ou na página da fundação no Facebook, onde sempre são publicadas as novidades. Acesse https://www.facebook.com/fullbright.scholarships

Orange Tulip Scholarship Brazil

É um programa de bolsas de estudo promovido pelo governo da Holanda e tem 76 bolsas destinadas exclusivamente a brasileiros, em 22 instituições de ensino. As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril. As bolsas são para graduação, MBA ou mestrado, em cursos ministrados em inglês, ou seja, não é preciso falar holandês. Há opções para diversas áreas, de artes a negócios, passando por ciências e saúde. O valor da bolsa pode chegar a 32,5 mil euros (107,5 mil reais) e o valor da ajuda de custo, até 24 mil euros (79,3 mil reais).

Chevening Partnerships in Brazil

As bolsas Chevening são para estudar em universidades do Reino Unido, por iniciativa do governo de lá. A última edição do programa (para 2014/2015) teve a oferta de 600 bolsas de estudo. A próxima seleção (para 2016/2017) deve começar em agosto. Não há área específica. Entre as instituições participantes estão as universidades de Cambridge, Oxford, Exeter, Durham, entre outras. O valor da bolsa é de 13 mil libras esterlinas (60,39 mil reais).

Erasmus Mundus Programme

O programa Erasmus Mundus é financiado pela União Europeia e oferece bolsas integrais para mestrado e doutorado, além de opções de intercâmbio para estudantes de graduação e pós em universidades de países europeus.

Fundação Lemann

O Programa Lemann Fellowship oferece bolsas de estudos parciais ou integrais em programas específicos de universidades dos Estados Unidos. Mas são as próprias instituições de ensino que selecionam os bolsistas e realizam o processo de admissão e concessão das bolsas. Por isso, para se candidatar é preciso, primeiro, ser admitido em uma das universidades e escolas participantes do programa e cumprir o processo regular de candidatura, definido pelas instituições.

Instituto Ling

Oferece bolsas de mestrado e pós-graduação para alunos já aprovados em cursos de MBA, MPA (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) e LLM (Mestrado em Direito) em universidades de primeira linha no exterior por meio dos programas Start MBA/MPA e LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira.

Também oferece bolsas de mestrado e pós para jovens jornalistas (Programa Jornalista de Visão) e para alunos aprovados para Mestrado em Engenharia no Illinois Instituto of Technology, o IIT, que fica em Chicago (Programa Masters in Engineering IIT). O programa GUESP (Global Undergraduate Engineering Scholars Program) oferece bolsas de graduação em engenharia no IIT e é resultado de parceria entre a instituição e o Instituto Ling.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Inovação e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.

É possível se candidatar para bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também oferece bolsas de estágio de pesquisa e de pesquisa no exterior. Estar matriculado em instituições de ensino superior (públicas ou privadas) do estado de São Paulo é um requisito para poder participar. A apresentação de propostas pode ser feita por via eletrônica pelo SAGe acesse http://www.fapesp.br/sage/.

Education USA

É possível encontrar auxílio para candidatura a bolsas de graduação e pós graduação (mestrado e doutorado) nos Estados Unidos. Para participar, é preciso preencher o formulário online (https://www.educationusa.info/secure/apps/student/registration/center/SA-BR-052) e reunir todos os documentos solicitados. EducationUSA, fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos, presente em mais de 20 escritórios no Brasil, com orientadores treinados localizados em várias instituições parceiras sob coordenação da Comissão Fulbright do Rio de Janeiro com o apoio da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Comentários

  1. Sonho em fazer intercâmbio. Mas estou no 3o ano do Ensino Médio. Será q tem alguma bolsa q sirva pra mim?

  2. Queria muito fazer intercâmbio. Mas estou no 3o ano do Ensino Médio. Será q tem alguma bolsa q sirva pra mim?

  3. Sou um moçambicano, gostaria de fazer o mestrado em ciencias geograficas(topografia, geodesia ou cartografia) no exterior mas não tenho possibilidades financeiras capaz de sustentar os meus estudos.

    Agradeço a quem é de direito que me ajude

  4. [email protected]

    Existe bolsa integral em outros países, para pessoas com graduação em Humanas com mais de anos?

    • [email protected]

      Existe bolsa integral em outros países, para quem tem graduação em Humanas, com mais de 50 anos?

  5. saudacoes

    sou Mozambican como posso aderir a estas bolsas de estudo

    • Olá Januario,
      Basta entrar em contato com as instituições relacionadas na matéria.
      Abraços e boa sorte!

  6. Sonho em estudar fora do pais em ciencias biologicas.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.