Quais são os tipos de intercâmbio?

Quando se trata de intercâmbio, há múltiplas opções de programas. Nessa primeira parte separei 6 das principais opções. Confira ✓

Programas de intercâmbio
Programas de intercâmbio

Fazer um intercâmbio é uma nova etapa na vida de cada ser humano. É uma forma de crescer, se desafiar. Uma forma de conhecer novas pessoas, de ser capaz de coisas que nem você saberia que era. Fazer intercâmbio é um privilégio, o qual todos deveriam ter. Quando se trata de intercâmbio, há múltiplas opções de programas de intercâmbio. Para todos os destinos, para todas as idades, para todas as pessoas, e, é sobre isso que falarei hoje.

Cursos de Idioma no Exterior

O Curso de idioma no exterior é uma ótima opção para aqueles que tem o objetivo de aperfeiçoar sua segunda língua, dar-lhe maturidade, criar novas rotinas, conhecer novas pessoas, entre muitos outros. Este curso é bastante flexível, com carga horária que varia entre 15h a 40h semanais. Normalmente, este curso vem combinado com alguma atividade extracurricular, como: fotografia, dança, música… E tem duração a partir de 1 semana. Os cursos de idioma podem ser também voltado para preparação de certos exames, como: TOEFL; IELTS; CAE; D.E.L.F; e etc. Os tipos de acomodação são normalmente residências estudantis, dormitório escolar, ou casas de família, variando de acordo com sua escola e seu país. Caso seja de seu interesse, contate uma agência.

Alguns dos idiomas:

  • Inglês
  • Francês
  • Alemão
  • Espanhol
  • Mandarim
  • Italiano
  • Japonês
  • Árabe
  • Russo
  • Hindu; entre outros…

Os destinos que normalmente oferecem este programa de intercâmbio: EUA, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Austrália, Japão, Alemanha, África do Sul, Argentina, Itália, Malta, Suíça, Nova Zelândia, França, Espanha, Escócia, México, Irlanda do Norte, Peru, Chile, República Dominicana, Bolívia, Equador, Coréia do Sul, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Uruguai e Guatemala.

Férias no exterior para as crianças

Para os mais novos, é indicado programas de curta duração, para que os pequenos tenham uma primeira experiência internacional, comecem a descobrir o mundo e abram espaço para viagens futuras, em um curso de Idiomas ou de High School, por exemplo. O mais indicado, a partir dos sete anos, são os Programas de Férias, com atividades lúdicas e recreativas e acompanhamento especializado.

High School – Ensino médio no Exterior

O programa de High School é definitivamente um dos mais cobiçados e procurados pelos jovens atualmente. Jovens que estão atrás de viver aquela experiência dos filmes americanos, ou simplesmente jovens que estão atrás de maturidade e experiência longe de casa. Não há muita flexibilidade neste curso, e há alguns pré-requisitos. É necessário ter idade entre 15 e 18 anos, não pode ter repetido nenhuma matéria nos últimos dois anos, é necessário um nível mínimo da língua desejada, e etc.

O programa de High School tem durabilidade de 6 meses à 1 ano. Sendo a acomodação, normalmente, em casa de família, porém podendo ser em dormitórios estudantis também. A maior diferença do High School para o Curso de idiomas, além da durabilidade, está no fato que, High School, você cursará em um colégio geral. Com matérias, atividades extracurriculares e etc, já em um curso de idioma, você é específico da sua segunda língua. Caso interesse no programa de intercâmbio, contatar uma agência.

Os destinos que normalmente oferecem este programa de intercâmbio: EUA, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Austrália, Japão, Alemanha, África do Sul, Argentina, Nova Zelândia, Itália, França e Escócia.

Mestrado, Doutorado e MBA

Os Programas Universitários oferecem opções de Mestrado, Doutorado e MBA para todas as idades. É a prova de que até mesmo executivos de grandes empresas podem usufruir de um intercâmbio em períodos de férias ou momentos sabáticos para adquirir novos conhecimentos. Além disso, outra modalidade bastante adequada para esse público são os intercâmbios Estudo + Trabalho, que permitem que o viajante trabalhe legalmente no país de destino recebendo na moeda local, o que diminui os custos da viagem e resulta em aprimoramento das habilidades de comunicação em outro idioma no ambiente corporativo.

+50 – Terceira Idade

Os Cursos de Idiomas combinados a outras atividades são os mais indicados para quem tem mais de 50 anos e ainda não realizou o sonho de um intercâmbio cultural. As possibilidades são infinitas e incluem cursos de culinária, degustação de vinhos, artes e cultura, por exemplo, com duração de duas a 52 semanas.

Au Pair – Cuidando de Crianças

O Au Pair é um programa onde você terá a oportunidade de viver no local escolhido como um integrante da família do país desejado. Você participará das atividades da casa, como “filha” mais velha da família, cuidando das crianças, indo a passeios, viagens, e ainda estudará o idioma local. Alguns locais dão uma bolsa de meio semestre acadêmico. A durabilidade do programa varia entre 6 à 12 meses. E, para este programa, é necessário ter entre 18-26 anos, ensino médio concluído, experiência com criança, ser solteira e sem filhos, ter carteira de habilitação e etc. Caso interesse no programa de intercâmbio, contatar uma agência.

Os destinos que normalmente oferecem este programa: EUA, Irlanda, Austrália, Alemanha, França e México.

Estudar + Trabalhar

O programa de estudar e trabalhar conhecido como (Work and Study), é basicamente uma extensão do curso de idiomas no exterior, e é perfeito para unir seu estudo de aprimoramento da sua segunda língua, com o trabalho. É necessário ter no mínimo 18 anos, ter concluído o ensino médio, e nível intermediário de inglês. Duração mínima de 14 semanas, às áreas do trabalho: turismo, hospitalidade e gastronomia. E a remuneração é um salário mínimo de acordo com a legislação de cada país. Caso interesse no programa de intercâmbio, contatar uma agência.

Os destinos que normalmente oferecem este programa de intercâmbio: Canadá, Irlanda, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.

Então gente, para não ficar muito grande, por hoje é só isso. Para aqueles que têm dúvidas quanto a agência, vou por o site de algumas aqui:

  • World Study (uma das fontes que eu usei para este post)
  • Experimento (uma das fontes que eu usei para este post)
  • STB
  • CI
  • EF

Viajar + Trabalhar

Já pensou ter a oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos durante suas férias da facul? Então, essa é justamente a ideia do Work and Travel, um programa de trabalho remunerado na Terra do Tio Sam, destinado a jovens universitários, entre 18 e 28 anos, que tenham o conhecimento, de preferência a nível avançado, do inglês. Para esse programa você vai precisar do visto J-1, concedido por meio do documento DS-2019.

Trabalho Voluntário 

Não é raro encontrar celebridades do cinema, televisão e mesmo do mundo digital envolvidos em trabalhos voluntários. Seja com apoio financeiro ou ao visitar destinos que precisam de ajuda, a solidariedade e empatia que eles demostram inspiram muitos a seguir o mesmo caminho e fazer o bem ao próximo e ao meio ambiente, perto ou longe de casa.

Qualquer um pode participar, basta ficar atento ao nível necessário de conhecimento da língua estrangeira para cada caso. Além disso, também é possível fazer um curso de idioma combinado com o programa, para tirar o máximo proveito desta experiência

O volunturismo não traz benefícios só para o próximo, se envolver em ações humanitárias ajuda no desenvolvimento da vida pessoal e profissional do voluntário. Habilidades como empatia, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, liderança, raciocínio lógico, proatividade e muitas outras são fortalecidos com essa experiência.

Comentários

  1. Olá, sou aluna do Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Paulo, onde realizaremos um evento sem fins lucrativos, chamado ‘Workshop de Intercâmbio’.
    Estamos constatando palestrantes que estejam interessados em falar um pouco sobre a área do intercambio, a respeito de documentação, vistos, e intercambistas que gostariam de nos contar sobre suas viagens e experiências vividas nelas.

    Projeto e release a serem enviados em seguida.
    Equipe Workchange.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.