O programa de Bolsas de Estudos é realizado pela CAPES em cooperação com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março
A CAPES lançou o Edital nº 8/2020, referente ao Programa CAPES/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 03.
Com a concessão de até 20 bolsas em oito áreas do conhecimento – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística (Letras e Artes)
O Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivos:
- a) Formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico, e com propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.
- b) Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa.
- c) Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.
- d) Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
- e) Ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA.
- f) Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Assim, pretende aumentar a visibilidade internacional sobre a produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As bolsas terão duração de até seis anos e o início das atividades está previsto para agosto de 2021.
Benefícios custeados pela CAPES:
Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios:
- Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.
- Estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva. A bolsa será paga diretamente ao bolsista, exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA e por no máximo 36 meses. Será concedido adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha. Dependentes adicionais são de inteira responsabilidade do bolsista que deverá demonstrar possuir recursos mensais equivalentes a 25% do estipêndio mensal por dependente, para poder solicitar o visto.
- Seguro saúde para o bolsista e um dependente, conforme descrito no item b) acima, e ressalvado o disposto no Termo de Compromisso (Anexo I) do presente edital.
- Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, conforme descrito no item b) acima. A(s) passagem(s) de volta será concedida desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.
- Auxílio instalação.
A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.
Benefícios custeados pela Fulbright:
- Participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil
- Isenção da taxa do Visto J-1
Inscrições
- As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos no Edital.
- A CAPES e a Comissão Fulbright não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
O resultado final será divulgado após processo seletivo dividido em análises técnica e de mérito, entrevista com os candidatos, seleção da parte americana e identificação da universidade. Cada bolsista do Programa será apoiado pela CAPES com até US$ 165 mil por ano. A Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e acompanhamento dos selecionados durante a vigência da bolsa.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES