Preciso do Visto J-1 para ser Au Pair?

O Visto J-1 é o visto apropriado para Au Pairs irem para os Estados Unidos.

Visto de Au Pair - J1

Visto J-1 é o tipo de visto adequado para pessoas que participam de programas de intercâmbio cultural ou treinamento nos Estados Unidos. Os portadores desse visto podem participar em vários tipos de programas, incluindo governamentais, acadêmicos ou programas do setor privado.

O que é necessário para tirar o visto J-1?

Para tirar o visto J-1 é necessário um documento emitido pelo Governo Americano, o DS-2019 ou “taxa SEVIS”, que ele só emite para au pairs com agência.

O visto J-1 é válido por um ano, desde que a/o Au pair esteja exercendo a profissão de Au Pair e hospedada na casa de uma host family. É por isso que as agências cobram caro tanto das au pairs quanto das famílias, pois somente via agência é possível ficar legalmente nos Estados Unidos.

Uma vez de posse do DS-2019, deve-se preencher o formulário DS-160, para requerentes de intercâmbio, e especificar nele que a intenção do programa é ser Au Pair.

Posso pedir o visto J-1 mais de uma vez?

Sim. O visto J-1 pode ser emitido mais de uma vez, tanto para programas diferentes de intercâmbio trabalho/estudo (work and travel e au pair), quanto duas vezes para au pair (após a ex-au pair cumprir os requisitos do programa).

Para a solicitação no visto J-1, você precisará apresentar no Consulado:

  • DS-2019 (que sua agência de intercâmbio já lhe entregou);
  • Formulário DS-160 (preenchido por você. Link para formulário aqui.
  • Comprovante de pagamento da Taxa Sevis;
  • Confirmação do agendamento da entrevista no Consulado;
  • Passaporte;
  • Comprovante de renda (sua ou de seus pais, ou do financiador da viajem);
  • Motivos que te façam retornar ao país pós-programa (faculdade, trabalho, etc.).

Dicas para durante a entrevista no Consulado

Quando for ao Consulado, procure ser confiante e falar de maneira positiva e clara sobre você e sua vida. Comente sobre como sua família te apoia e o quanto você está animada em ser au pair.

NÃO fale que quer ir somente para viajar e trabalhar. Demonstre mais interesse na vivência cultural que irá experimentar e todo aprendizado que irá adquirir, visando, sobretudo, seu crescimento profissional e pessoal para quando voltar ao Brasil.

Procure NÃO deixar o emprego antes de obter o visto. É importante a comprovação de vínculo empregatício por meio dos 3 últimos holerites e carteira profissional original, mesmo com um salário pequeno, e/ou os holerites de seu responsável financeiro.

Com essas dicas, ficará muito mais fácil obter seu visto J-1 e curtir seu intercâmbio como au pair! Ah, lembrando que só au pair com agência consegue esse visto, ou seja, a maneira legal de ser au pair nos Estados Unidos.

*Informações publicadas oficialmente por Raquel Amarins. Republicação e atualização autorizadas.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.