Conheça as novas regras para facilitar a entrada de brasileiros no Canadá sem precisar de visto!
Desde o dia 1º de maio de 2017, o Canadá confirmou oficialmente que vai deixar de exigir o tradicional visto de entrada no país para brasileiros. A partir de agora, é o eTA Canadá (Electronic Travel Authorization) o mais importante documento para obter a autorização de entrada no país. É um sistema eletrônico, obtido pela internet e válido por até 5 anos, que permite determinar se o passageiro é elegível ou não para entrar no Canadá – assim o visto regular não se torna mais necessário.
Quem tem direito ao eTA Canadá?
Existem duas situações que dão aos brasileiros direito ao eTA:
- Ter obtido um visto canadense nos últimos 10 anos, mesmo que sua validade já tenha expirado. Pode ser um visto de turismo, estudos ou trabalho.
- Ter um visto válido de entrada nos Estados Unidos.
Brasileiros que atendem a estes critérios podem usar o eTA para entrar no Canadá e assim não precisam passar pela burocracia do visto regular.
Qual a validade do eTA Canadá?
O eTA é válido por cinco anos ou até a expiração do passaporte. Com esse requerimento, é permanência no país é permitida por até seis meses – ou um pouco menos, dependendo do funcionário da imigração. Assim, o eTa facilita muito a vida de quem vai ao Canadá para uma viagem de curta duração, como um intercâmbio, curso de idiomas, viagem a negócios ou turismo. O eTA também proporciona uma ótima facilidade a quem já está no Canadá com visto de única entrada, precisa viajar e depois retornar ao país.
É necessário solicitar o visto regular para entrar no Canadá se você não preenche nenhum desses critérios. E caso você possua um visto negado para qualquer outro país, também não poderá solicitar o eTA.
Qual é o procedimento para obter o eTA Canadá?
No site do CIC (Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá), você terá acesso ao formulário de requerimento.
Serão solicitadas informações pessoais básicas, como passaporte e passagem. O questionário também contém informações sobre trabalho possíveis doenças e demais vistos expedidos.
Além de rápido e prático, o eTA é muito mais barato – custa 7 dólares. Lembre-se que essa é uma autorização de entrada apenas por via aérea, então se você pensa em entrar no Canadá por via marítima ou terrestre, também vai precisar tirar o visto.
Saiba mais detalhes sobre o eTA Canadá e sobre as Novas regras para entrar no Canadá.