Além do Inglês: quais outros idiomas ajudarão na sua jornada profissional?

Como aprender outras línguas pode ajudar a destacar seu currículo

Além do Inglês: quais outros idiomas ajudarão na sua jornada profissional?
Além do Inglês: quais outros idiomas ajudarão na sua jornada profissional?

Muitas coisas são importantes e devem ser consideradas na sua jornada profissional. Suas habilidades pessoais, seu conhecimento técnico, e até sua capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Saber uma segunda língua está entre os pontos primordiais. Mas tem algo sobre isso que ninguém te diz é: pensar estrategicamente na hora de investir nesse diferencial vai além do inglês.

É importante falar inglês ou até ter uma noção da língua? Sim, é, mas assim como o inglês é uma língua universal, muita gente também conta com essa habilidade no currículo.

Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento Page Personnel, em média, 60% das vagas requerem algum conhecimento de inglês e, em 10 anos, isso será um pré-requisito básico.

Isso quer dizer que, apesar da sua importância inegável, na comparação com outros concorrentes você não vai apresentar tanto diferencial.

Aliás, existem vagas que até exigem fluência em outra língua além do inglês e vamos te mostrar a seguir como é essencial começar a estudar também outros idiomas para se destacar no mercado profissional.

Espanhol

Depois do Inglês, o Espanhol é uma das línguas mais faladas. É também a língua oficial das Nações Unidas, da União Europeia, Organização Mundial do Comércio e Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

Como um bom brasileiro, a facilidade de aprender o idioma conta como um ponto a favor e ainda vai te fazer se destacar em áreas como a diplomacia, trabalho com imigração, viagens e turismo, publicidade para clientes dessa língua e muitas outras profissões.

Viajar à trabalho por países que falam espanhol também não será um problema para você. Sem contar que você também estará habilitado para trabalhar em diversas áreas da tradução.

Investir no aprendizado de outro idioma exige tempo, planejamento e determinação. O primeiro passo é a escolha da plataforma de ensino e de seu superprof, que são a chave para um processo eficaz e tranquilo.

Francês

O francês é um idioma estratégico. Se sua área de interesse profissional passa pela Indústria automobilística, Gastronomia, Cosméticos, Petróleo e gás, Direito Público ou Filosofia, você precisa ter uma boa noção da língua.

No Brasil, 1 milhão de profissionais estão empregados em cerca de 600 companhias que têm o francês como língua de suas matrizes. Além disso, o francês também é uma língua oficial das Nações Unidas, União Europeia, Comitê Olímpico Internacional e sistema de tribunais internacionais, entre outras entidades oficiais.

Alemão

O alemão também é a língua oficial na Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein. A alemanha é uma das mais importantes economias da Europa e também é conhecido como um grande exportador de mercadorias de produtos farmacêuticos a carros. Puxando sardinha para o nosso lado, o país é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Outro ponto importante é que o país oferece estudo superior gratuito em suas universidades, ou seja, falar a língua pode te dar oportunidade de obter qualificação e experiência de nível internacional no país.

Além disso, a Alemanha é um dos países na Europa com uma das menores taxas de desemprego, uma sólida economia para quem decidir tentar a vida por lá.

Italiano

Mais de 75 milhões de pessoas falam italiano no mundo, isso quer dizer que além da Itália existem pessoas falando o idioma em diversos outros países. A língua tem um enorme valor profissional na moda.

A parceria bilateral firmada (e reforçada recentemente) entre Brasil e Itália prevê ainda a ampliação da cooperação nas áreas espacial, cultural e de energia, entre outras.

Mandarim

O mandarim é a língua oficial da China, uma potência econômica mundial. Aprender mandarim é uma vantagem sobre outros concorrentes nesse sentido, já que você vai entender melhor esse mercado.

Os investidores da nação asiática estão chegando com força na América do Sul, a fim de expandir os negócios. Se a sua ideia é trabalhar na Ásia, por exemplo, saber mandarim te coloca no topo dos currículos.

Apesar da pandemia, deixar de investir no seu futuro profissional é escolher ficar para trás. Existem ofertas de cursos online que você pode fazer e aproveitar o tempo em casa.

    Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter e junte-se à outros 146 assinantes. Leia sobre a nossa Politica de Privacidade.

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *