Fundação Carolina oferece 504 Bolsas de Estudos na Espanha 2021-2022

Em sua 21ª edição a Fundação Carolina e a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AECID) oferecem 504 bolsas de estudos. Inscreva-se Já!

A Fundação Carolina publica uma nova edição da convocatória para bolsas correspondentes ao ano letivo 2021-2022. Além do fato da divulgação ter coincidido com o Dia Internacional da Educação é um marco das “Bolsas de Cooperação Espanhola”, compostas pelas bolsas da Fundação Carolina e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID), que oferecem diferentes oportunidades de formação com a mesma essência de cooperação internacional que caracteriza a ação estrangeira espanhola.

Nesta 21ª edição, são oferecidas 504 bolsas, distribuídas nas seguintes modalidades:

  • 225 bolsas de pós-graduação
  • 85 bolsas de doutoramento e curtas estadias de pós-doutoramento,
  • 27 bolsas de mobilidade docente
  • 37 bolsas de estudos institucionais

A estes devem ser acrescentadas 130 renovações de bolsas de doutoramento. Possui um total de 153 programas acadêmicos, dos quais 136 são de pós-graduação.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 são os critérios que nortearam a definição da oferta formativa, por isso também são utilizados para classificar os mestrados, juntamente com a classificação mais tradicional por áreas científicas, seguindo as recomendações da Crue Universidades Españolas para incorporar a Agenda 2030 no quadro acadêmico nacional. Consequentemente, a oferta acadêmica de pós-graduação está organizada, como foi feito na convocatória 2020-21, em torno das áreas conhecidas como 5 “P”: pessoas, planeta, prosperidade, paz, justiça e instituições e alianças (parcerias).

Alguns destaques do programa de bolsa de estudos

  • Programas que oferecem flexibilidade no ensino foram incorporados à oferta formativa para facilitar a incorporação dos alunos em um contexto de emergência sanitária. Para a maior parte, um sistema de treinamento híbrido foi escolhido.
  • Na modalidade de bolsas institucionais, incorpora-se o programa de estadias de investigação “Sede Carolina”, que visa a realização ou expansão de trabalhos de investigação no domínio ibero-americano em ciências sociais, estudos de desenvolvimento e estudos de género.
  • A chamada inclui programas que visam abordar a lacuna de gênero existente nas áreas acadêmicas STEM (Engenharia, Ciências, Matemática e Tecnologia), e mantém um número significativo de bolsas em áreas como saúde pública, transição ecológica, planejamento urbano sustentável ou igualdade de gênero.

As modalidades de bolsas da Fundação Carolina são as seguintes:

Bolsas de pós-graduação

Destina-se à formação de graduados de um país membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional respaldada por um currículo destacado e uma trajetória vital de compromisso com a sociedade. O programa oferece dois tipos de apoio: bolsa de estudos e auxílio-estudo, e continua combinando mestrados oficiais, títulos próprios e cursos de especialização, com ênfase especial no aumento do número de títulos oficiais e do número de bolsas com títulos oficiais.

Bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado

O objetivo das bolsas de doutorado é facilitar a docentes de universidades latino-americanas o doutorado em centros acadêmicos espanhóis, promovendo assim a criação de redes de colaboração entre instituições universitárias dos dois lados do Atlântico. Por sua vez, as bolsas de pós-doutorado de curta duração destinam-se a professores de universidades ibero-americanas com título de doutor e promovem intercâmbios acadêmicos de alto nível entre a Espanha e a América Latina.

Programas de mobilidade de professores

Eles permitem uma curta estadia de pesquisa na Espanha para professores ou pesquisadores de universidades argentinas e brasileiras e do Grupo de Universidades de Tordesilhas.

Programas de bolsas e estudos institucionais

Estas bolsas são concebidas como um subsídio para o financiamento de planos de formação em centros espanhóis que visam o fortalecimento institucional das administrações públicas ibero-americanas. Em alguns casos. Cabe às instituições latino-americanas e espanholas associadas a inscrição de candidatos à Fundação Carolina.

Os prazos de inscrição para os diferentes tipos de bolsas correspondem às seguintes datas:

A convocatória geral para bolsas de pós-graduação e estudos institucionais estará aberta até 17 de março, às 9h (hora espanhola).

O concurso para bolsas de doutoramento, curtas estadias, programas de mobilidade de docentes e estudos institucionais estará aberto até 8 de abril.

Os candidatos podem encontrar toda a informação relativa às bolsas no site www.fundacioncarolina.es , onde se processam os pedidos.

Fundação Carolina durante a pandemia da COVID-19, saiba mais:

Ainda não conhece a Fundação Carolina? Tem dúvidas sobre o curso de espanhol? Então confira os vídeos abaixo da Fundação Estudar e do portal Partiu Intercâmbio, dicas essenciais para você fica por dentro!

Sobre a Fundação Carolina

A Fundação Carolina foi criada em outubro de 2000 como instituição de promoção das relações culturais e da cooperação educacional e científica entre a Espanha e os demais países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, bem como com outros países com os quais mantém vínculos especiais. culturais, históricos e geográficos. 

Como parte da cooperação espanhola, a Fundação Carolina caracteriza-se pelo seu caráter público – privado, pela sua especialização em investir no capital humano através do ensino superior, abrangendo todas as áreas do conhecimento, e pelo seu networking com instituições académicas ibero-americanas. Desta forma, a Fundação Carolina contribui para a promoção da ação estrangeira espanhola em prol do progresso científico, do fortalecimento institucional, a igualdade social e educativa e, em conjunto, para a realidade da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS).

Contato de imprensa: [email protected] (Tels: +34 608758338 / +34 690066611)

close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Para mais informações, acesse:

Assine nossa newsletter!