10 podcasts para te ajudar a estudar inglês

Você está buscando podcasts divertidos para te ajudar a estudar inglês? Confira esse conteúdo porque eu separei umas dicas bem legais!

Com esse mundão todo globalizado, aprender um novo idioma é, sem dúvidas, crucial para quem deseja não somente viver uma experiência no exterior, mas também para pessoas que querem se destacar no mercado de trabalho.

Apenas em 2020, em decorrência da pandemia, a busca por cursos de idiomas online cresceu 50% comparado ao ano anterior, de acordo com dados do IBGE. Esse aumento se deve, principalmente, ao alto índice de desemprego no país e a necessidade de capacitação.

Um outro relatório, este produzido pela Technavio, nos revela um crescimento exponencial pela procura de cursos de inglês profissional (também conhecido como Business English Language). Para se ter uma ideia, estima-se que, até 2024, este mercado atinja um investimento de US$ 26,2 bilhões. 

Com essa demanda, muitas pessoas têm buscado maneiras gratuitas de se desenvolver no idioma. Se essa é a sua realidade, o podcast pode ser uma ótima opção. Hoje eu trouxe alguns dos principais canais que podem te ajudar a estudar inglês de uma forma leve e divertida. Confira!

1 – 6 Minute English 

Embora o podcast seja totalmente em inglês, ele pode ser acompanhado por alunos que estão no nível básico, isso porque os áudios são disponibilizados em formato de texto no site da BBC Learning English.

Na prática, o 6 Minute English é uma maneira legal de trabalhar o speaking, pois os podcasts trazem temas do nosso cotidiano, inclusive as principais dúvidas dos alunos em relação ao processo de aprendizagem do inglês. Você pode escutá-lo tanto pelo Deezer, quanto pelo Spotify.

Se você gosta desse formato de podcast, uma outra opção é o The English We Speak, que os episódios são mais curtinhos e também podem ser acompanhados pelo site da BBC. Confira no Deezer e no Spotify.

2 – All Ears English Podcast (Lindsay e Michelle)

Esse é mais indicado para pessoas que estão nos níveis intermediário e avançado do idioma, isso porque conta com episódios mais longos e vocabulários, muitas vezes, mais complexos.

Além de diálogos sobre particularidades do inglês, o aluno também tem acesso a explicações de diferentes regras que envolvem a gramática e, até mesmo, diferenças culturais e curiosidades do idioma.

Você pode ouvir esse podcast tanto pelo Deezer, quanto pelo Spotify.

3 – English Learning for Curious Minds (Leonardo English)

Esse é um dos podcasts mais diferentões da nossa lista. Contando com episódios mais longos, ele traz conteúdos sobre os mais diversos assuntos, que envolvem política, história, economia e a sociedade em geral.

É indicado para pessoas com nível avançado e está disponível no Deezer e Spotify.

4 – Espresso English Podcast (Shayna)

Contando com episódios mais curtinhos, o Espresso English Podcast é indicado para pessoas que estão no nível intermediário, isso porque é apresentado completamente em inglês.

O podcast traz dicas de gramática, expressões, frases úteis nos mais diversos contextos e outros temas. Você consegue escutar pelo Deezer e Spotify.

5 – Go Natural English Podcast (Join Gabby)

Recomendado para pessoas que possuem um nível intermediário ou avançado no idioma, este podcast conta com termos mais avançados e traz conteúdos de gramática, curiosidades, frases mais faladas e outros vocabulários. Você pode escutar tanto pelo Deezer, quanto pelo próprio site.

6 – Histórias em Inglês com Duolingo

Se você é fã do Duolingo, provavelmente já deve ter visto as histórias no aplicativo. Geralmente, elas trazem situações da vida real, em que o aluno consegue aprender novos vocabulários aplicados a diversas realidades, como restaurantes, lojas, escolas e ambientes profissionais.

Agora é possível também escutar essas histórias por meio de podcasts. Os áudios podem ser acompanhados por alunos em qualquer nível do idioma e contam com narração tanto em inglês, quanto em português, facilitando o entendimento do usuário.

As Histórias em Inglês com Duolingo estão disponíveis no Deezer e Spotify.

7 – Inglês Nu E Cru Rádio (Foster e Alexia)

Esse é o podcast que eu mais gosto da nossa lista. Apresentado por uma brasileira (Alexia) e um professor estadunidense (Foster), o Inglês Nu e Cru traz assuntos bastante necessários, como saúde mental, insegurança, estilo de vida e dicas do próprio idioma.

Disponíveis no Deezer e no Spotify, os episódios podem ser acompanhados por estudantes a partir do nível intermediário.

8 – Inglês do Zero (Jader Lelis)

Contando com episódios um pouquinho maiores, o Inglês do Zero traz uma sequência bem legal de conteúdos para estudantes que estão embarcando nessa jornada do inglês sozinhos. 

Apresentado pelo professor Jay, o podcast possui dicas de estudos, gramática, frases, novos vocabulários, testes e outros tipos de materiais. Pode ser acompanhado por estudantes em qualquer nível. Disponível no Deezer e no Spotify.

9 – Plain English (Jeff B.)

O Plain English é outro podcast bem legal para quem deseja treinar o speaking, isso porque o aluno aprende ao mesmo tempo que imerge em assuntos de cunho social, como política, economia, viagens, história e outros. 

Os episódios são recomendados para estudantes que estão no nível intermediário ao avançado. Disponível no Deezer e no Spotify.

10 – Real English Conversations (Amy Whitney e Curtis Davies)

Por fim, temos o Real English Conversations, que também traz diversas situações da vida real. Embora seja apresentado totalmente em inglês, os diálogos ocorrem em uma velocidade mais lenta, facilitando ao aluno acompanhar a conversa. Os episódios estão disponíveis tanto no Deezer, quanto no Spotify

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *