Com o avanço da imunização pelo Brasil, temos acompanhado a flexibilização das restrições em todos o território nacional e diversos destinos já tem eventos marcados para o Réveillon 2022.

Embora a vacinação nos dê uma luz no fim do túnel e, finalmente, podemos ter esperança para o fim dessa pandemia, precisamos ter em mente que a virada do ano pode ser diferente do que vimos nos últimos anos, mesmo se estivermos viajando. Afinal, a pandemia ainda não acabou completamente. 

Isso significa que ainda precisaremos seguir algumas normas de segurança, assim como os protocolos sanitários, com o objetivo de garantir a proteção de todos.

Além disso, muitas dessas programações podem mudar até o final do ano, de acordo com as atualizações do Ministério da Saúde e de cada prefeitura.

No entanto, se você deseja passar o ano novo em um lugar legal e aproveitar esse período para relaxar com a família, descansar e recarregar as energias, hoje trouxemos algumas dicas de destinos que podem te agradar. Confira!

1 – Jericoacoara (Ceará)

Imagem: TripAdvisor

A nossa tão amada “Jeri” é um destino bastante popular. Conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a cidade conta com praias de águas cristalinas e uma imensa reserva florestal, o que promove aos turistas uma preciosa beleza natural e diversas opções de atividades.

No ano novo, os eventos acontecem desde o dia 26 de dezembro e vão até o dia 2 de janeiro, prometendo receber diversos artistas, como Dennis DJ, Pedro Sampaio, Banda Eva e Jorge e Mateus.

Se esse destino brilhou os seus olhos, já vamos logo avisando: Jericoacoara não é lá uma das opções mais baratas da nossa lista. Por isso, pesquise muito bem e acompanhe promoções para tentar encontrar os melhores preços, tanto no que diz respeito às acomodações quanto passagens aéreas. 

2 – Angra dos Reis e Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Imagem: Hoteis.com

Sabemos que o Rio de Janeiro é um destino bastante popular quando o assunto é ano novo. No entanto, nem só de Copacabana vive esse estado maravilhoso. 

Angra dos Reis e Ilha Grande, por exemplo, são duas opções para quem deseja passar o Réveillon na praia, porém, com um tiquinho menos de “muvuca” do que no centro do Rio e opções mais baratas de acomodação.

A região conta com mais de 300 ilhas, em que os transportes são feitos pelo mar. Com praias cristalinas e uma riquíssima beleza natural, ambos os destinos oferecem inúmeras possibilidades para os turistas, tanto de passeios, quanto de atividades, como trilhas, mergulhos, stand up, canoagem e muito mais. 

Para passar o ano novo por lá, é possível tanto realizar reservas por meio de sites como o Airbnb, quanto procurar uma agência de turismo e fechar um pacote que inclui o transporte, alguns passeios, monitores e a acomodação. 

Inclusive, se você quer uma outra opção legal no estado do Rio de Janeiro, pode considerar passar o Réveillon 2022 na famosíssima Região dos Lagos, composta por Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. 

Assim como em Angra, a Região dos Lagos conta com praias lindíssimas e diversas possibilidades de passeios, acomodação e atividades. Também é possível reservar a sua estadia na cidade por meio de uma agência de turismo ou separadamente.

3 – Barra Grande (Bahia)

Imagem: Bahia Noite e Dia

Outro destino de réveillon que promete ser badalado é, sem dúvidas, Barra Grande. Localizada na costa sul da Bahia, na chamada Península de Maraú, a região é conhecida também como Costa do Dendê e oferece aos turistas diversas opções de lazer, descanso e contato com a natureza. 

Durante as festas de ano novo, porém, os turistas conseguirão aproveitar shows de artistas famosos como Jorge e Mateus, Thiaguinho e Vintage Culture. 

Embora esse evento, em específico, ainda dependa da autorização da prefeitura para acontecer, se você deseja aproveitar o réveillon de uma maneira diferente e com o pezinho na areia, a região te fornece diversas praias paradisíacas.

Assim como mencionado nos tópicos anteriores, é preciso procurar com antecedência acomodação e passagens aéreas, levando em consideração que também não é um dos destinos mais baratos da nossa lista.

4 – Porto de Galinhas (Pernambuco)

Imagem: Pé Na Estrada

Porto de Galinhas é famosa por suas águas cristalinas e o mergulho com os peixinhos coloridos. No entanto, o que muita gente não sabe é que esse pequeno pedaço do paraíso também abriga uma das passagens de ano mais especiais do país.

Geralmente, a prefeitura da cidade organiza diversas atrações gratuitas para aqueles que querem curtir o réveillon de maneira leve e divertida. A queima de fogos dura em torno de 10 minutos e acontece na Vila de Porto, mais especificamente na Praça das Esculturas, onde está também o tradicional nome da cidade. 

Se você planeja ficar alguns dias na cidade, pode aproveitar os passeios até as piscinas naturais e estuários. Outra experiência que todo turista precisa ter em Porto de Galinhas é o passeio de jangada para ver cavalos marinhos, que ficam situados em Maracaípe. Acredite, você não vai querer perder isso. 

5 – Balneário Camboriú (Santa Catarina)

Imagem: TripAdvisor

A charmosíssima Balneário Camboriú é um destino sulista bastante badalado nas festas de fim de ano e, neste ano, porém, teremos uma diferença: recentemente, a região passou por uma obra de alargamento da faixa de areia nas Praias Central, Barra Sul e Pontal Norte, o que promete comportar mais turistas. 

A queima de fogos dura em torno de 15 minutos e pode ser vista de qualquer ponta da Praia Central. A cidade é pequena, por isso, o ideal é sair com antecedência para se locomover com mais facilidade pelas ruas que estarão “apinhadas” de pessoas. 

Se você tiver mais um tempinho para aproveitar a região, algumas atividades precisam estar no seu roteiro, como: visitar o Parque Unipraias, aproveitar o Beto Carrero World e Navegar num Barco Pirata, que conta com uma tripulação toda fantasiada. 

6 – Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)

Imagem: Viajante Comum

Outro destino muito charmoso e que aquece o coraçãozinho do brasileiro que ama uma praia, sem dúvidas, é o Rio Grande do Norte. A Praia da Pipa é a mais famosa do estado e está localizada no município de Tibau do Sul. A queima de fogos por lá dura em torno de 20 minutos e pode ser vista também de qualquer ponta da praia. 

Algumas atividades que merecem ser aproveitadas durante o dia são: a própria Praia da Pipa, Praia Baía dos Golfinhos, Praia do Amor, Praia do Madeiro, passeio de jipe e passeio pelo charmoso centrinho de Pipa, que é considerado a nossa “Grécia brasileira”, por ter ruazinhas lindas e branquinhas.

7 – Copacabana (Rio de Janeiro)

Imagem: G1

E, por fim, não poderíamos deixar essa lista sem falar sobre um dos destinos mais badalados do réveillon (e não apenas do ano novo, né, gente… qualquer desculpa é suficiente para dar um “tibum” em Copacabana).

Neste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro tem organizado uma festa histórica (que, até a conclusão deste conteúdo, depende do avanço da vacinação como previsto e melhorias no número de casos e mortes por COVID). 

De acordo com o planejamento, o Réveillon 2022 deve contar com shows em 13 palcos espalhados pela cidade, situados em locais estratégicos como: Praia de Copacabana, Praia da Moreninha, Ilha do Governador e Praia do Flamengo.

A queima de fogos em Copacabana dura em torno de 16 minutos. E, claro, se você está pelo Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer algumas outras praias famosas da cidade, como Ipanema e Barra da Tijuca. 

Algumas outras atividades indispensáveis é conhecer a Lagoa Rodrigo de Freitas, passear pela famosa Escadaria Selarón, visitar o Parque Lage e perambular pelos barzinhos da Lapa.

Jornalista e profissional de Marketing Digital por formação, curiosa e apaixonada por passeios e viagens por opção, Dayanne tem no seu coração o desejo de conhecer cada pedacinho desse mundo.