A chegada de um novo ano é sempre uma boa oportunidade para tirar os planos do papel, especialmente para as pessoas que desejam estudar no exterior, isso porque, todos os anos, diversas instituições espalhadas pelo mundo oferecem bolsas de estudos para alunos internacionais.

Desde cursos livres e projetos até cursos de mestrados e doutorados, existem diferentes propostas que podem atender todos os perfis de estudantes. Por sua vez, cada edital de bolsa possui especificações e regras distintas. Separamos abaixo as principais oportunidades abertas e tudo o que você precisa saber. Continue com a sua leitura e confira.

Cursos livres ou de curta duração

Sabemos que as bolsas nos cursos de graduação e pós-graduação são as mais comuns, no entanto, elas não são as únicas. As bolsas voltadas para cursos livres ou de curta duração têm ganhado espaço dentro das instituições de ensino. Confira algumas das principais abertas nesse começo do ano:

Programa Jovens Embaixadores

Esse é um projeto bem famoso, criado pela Embaixada Americana no Brasil há cerca de 20 anos e, desde então, já beneficiou centenas de jovens. O programa consiste na distribuição de bolsas para que jovens brasileiros estudem nos Estados Unidos durante três semanas com tudo incluso. 

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos, nunca ter viajado aos EUA, fluência em inglês, ser aluno do ensino médico de uma instituição da rede pública e ter ótima performance escolar. As inscrições podem ser feitas por meio deste link até o dia 17 de fevereiro.

Curso de verão na Suíça

Financiado pela Unesco, a Universidade de Lucerna, na Suíça, oferece uma bolsa para um curso de verão sobre ética para alunos de mestrado e doutorado, que cobre todas as despesas da viagem, curso e alimentação. 

O curso é ministrado em inglês entre os dias 9 e 14 de junho, por isso, os alunos interessados precisam ter conhecimento no idioma. Para realizar a inscrição, o estudante deve apresentar um currículo, cartas de motivação e recomendação e preencher a candidatura neste site até o dia 31 de março.

Programa de Liderança Ambiental Beahrs (Beahrs ELP)

O Programa de Liderança Ambiental Beahrs é uma bolsa para um curso de curta duração oferecida pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. 

Voltado para profissionais do meio ambiente, os interessados podem solicitar uma bolsa para participarem do curso, no entanto, o valor só pode ser usado para quitar os custos do curso e taxas, que são de 7.525 mil dólares. Isso significa que as despesas com passagens e vistos ficam sob responsabilidade do estudante.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro por meio deste site.

Curso de idiomas na Universidade do Qatar 

A Universidade do Qatar oferece aos alunos internacionais uma bolsa de um ano para estudar árabe no país. O programa cobre as despesas do curso, assim como visto, residência, alimentação e transporte para a instituição.

Os alunos interessados devem saber se comunicar em inglês ou possuir conhecimento básico em árabe, ser formado no ensino médio, ter entre 18 e 40 anos e não ter recebido nenhuma bolsa do tipo anteriormente.

As inscrições podem ser realizadas por meio deste link até o dia 17 de fevereiro e as aplicações custam R$ 50,00 (valor não reembolsável). 

Curso de idiomas na Espanha

Que tal aprender espanhol na belíssima Espanha? A Universidade de La Rioja está oferecendo algumas bolsas para alunos brasileiros (de qualquer curso superior). 

O programa dura um trimestre e cobre todas as despesas do estudante, o que inclui taxas do curso, visto, passagens, acomodação e alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março e devem ser realizadas tanto pelo site da universidade quanto pelo site do Santander.

Outra bolsa aberta para estudar espanhol no país é a Fundación Lengua. O programa oferece cursos com duração de duas semanas em Valladolid, na Espanha, e cobre apenas as taxas relacionadas ao curso, outras despesas ficam a cargo do estudante. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e devem ser realizadas neste site.

Graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado

Se as bolsas de cursos livres e de curta duração já estão “bombando” neste ano, as oportunidades de graduação, pós, mestrado e doutorado também estão a todo vapor. Veja alguns dos principais programas:

China

Em parceria com a Donghua University, o governo de Xangai está oferecendo aos estudantes internacionais cerca de 40 bolsas de estudos para cursos de graduação, mestrado e PhD. Há oportunidades para cursos ministrados em inglês e chinês.

O benefício das bolsas cobre todo o valor do curso, acomodação, seguro e outros custos. Os cursos disponíveis são na área de negócios, marketing, comércio internacional e design. 

Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham até 25 anos (para graduação), 30 anos (para mestrado) e 40 anos (para doutorado), e apresentar excelente desempenho acadêmico, além de proficiência no idioma em que o curso escolhido será ministrado. As aplicações podem ser feitas até o dia 31 de março e todas as informações estão neste link.

Outra instituição com oportunidades de bolsas abertas é a Tsinghua University, em Pequim. Com cursos de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas, as bolsas cobrem todos os custos dos alunos internacionais. 

As aplicações podem ser feitas até o dia 1 de março. Aqui você encontra informações dos programas de pós-graduação e aqui os cursos de graduação.

Espanha

São bolsas para estudar na Espanha que você quer? Então segura:

  • Universidade Complutense: as bolsas de mestrado para estudar na belíssima cidade de Madri, coração da Espanha, são destinadas aos estudantes latino-americanos. Os contemplados podem receber isenção integral ou parcial da taxa de matrícula. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de maio por este link.
  • Universidade de Valladolid: as bolsas de mestrado são direcionadas para alunos latino-americanos e asiáticos, e cobrem 80% das taxas do curso, passagens aéreas e seguro saúde, além de oferecer aos alunos benefício de 750 euros mensais. Os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para se candidatarem neste link.
  • Fundação Carolina: são 594 oportunidades de bolsas oferecidas para cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas. As bolsas podem ser no tipo ajuda de custos (cobrindo 50% a 100% das taxas do curso e outros custos) ou de pós-graduação (que cobrem parcial ou totalmente as taxas do curso, custos, passagens e oferecem um benefício mensal ao estudante). As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de março e você consegue ler mais neste link.
  • Universidade de Salamanca: as bolsas são de pós-doutorado em diversas áreas e oferecem subsídios mensais de 4.855 euros, além de uma remuneração de 3.500 euros para pesquisadores que atuam em tempo integral. As inscrições podem ser realizadas neste site até o dia 15 de fevereiro.
  • Universidade de Jaén: as bolsas, de graduação e mestrado, cobrem as taxas de matrícula e os contemplados recebem um subsídio de 2,2 mil a 3 mil euros anuais.  As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril por meio deste link.

Holanda

O Holland Scholarships oferece bolsas para cursos de graduação e mestrado nas áreas de Ciência, Educação e Cultura. Os programas oferecem um subsídio de 5 mil euros no primeiro ano do aluno e as inscrições podem ser realizadas neste link até o dia 1 de maio.

Reino Unido

A Bristol University oferece bolsas de graduação e mestrado para alunos internacionais. Os programas disponibilizam subsídio de £ 5.000 a £ 20.000 e podem ser solicitados em todos os cursos de graduação, com exceção de alguns da área de saúde. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de março nos links: graduação e mestrado.

Outras bolsas

Há ainda algumas bolsas que contemplam diversos países, como:

Bolsas Erasmus

As Bolsas Erasmus são muito famosas e não é por acaso, tratam-se de programas de estudos super dinâmicos, que, em sua maioria, cobrem todas as despesas dos estudantes e permitem que os alunos contemplados estudem em mais de um país no mesmo curso. Muito bacana, né? Pois bem, eles possuem várias oportunidades em aberto:

  • SuCat (Erasmus Mundus Master in Sustainable Catalysis): consiste em bolsas de mestrado em catálise e química sustentável com duração de dois anos. Os alunos contemplados começam a estudar na Universidade de Poitiers, na França, e são obrigados a estudar, pelo menos, mais um semestre em outra universidade. A bolsa cobre todos os custos do curso, despesas da viagem e oferece um benefício mensal aos alunos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro por meio deste link.
  • Mestrado em modelagem computacional e química teórica: as bolsas cobrem estudos em universidades na Espanha, França, Itália, Bélgica e Holanda. Como outros programas do Erasmus, os alunos podem escolher onde estudar em cada semestre. Com duração de dois anos, as bolsas cobrem todos os custos do curso e dos estudantes. As aplicações podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro neste link.
  • Bolsas de mestrado em Turismo: com duração de dois anos, as bolsas cobrem as despesas do curso. Nos três primeiros semestres, os alunos estudam na Dinamarca, Eslovênia e Espanha. No último, eles podem escolher onde terminar a dissertação. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março neste link.
  • Mestrado em cosmetologia e dermatologia: as bolsas cobrem tanto os custos com o curso, quanto as despesas da viagem e oferecem subsídios para os alunos se manterem durante os estudos. Esse mestrado pode ser feito em quatro universidades europeias situadas na Itália, Espanha, Bélgica ou Alemanha. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de fevereiro neste link.
  • Mestrado em energia nuclear: a SARENA é uma bolsa que permite os alunos estudarem na França, Espanha, Finlândia ou Eslovênia. Cobrindo as taxas de participação do curso, viagem, instalação e subsídio mensal, as bolsas duram em torno de 2 anos. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 6 de março.

Fundação La Caixa

As bolsas da categoria Retaining são destinadas a alunos interessados em programas de doutorado que queiram estudar na Espanha ou Portugal. Os contemplados recebem um subsídio máximo de 122.592,00 euros durante o curso, que dura em torno de 3 anos.

As oportunidades disponíveis são em várias áreas de atuação e os alunos precisam apresentar proficiência em inglês. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de fevereiro por meio deste link.

Global Sustainable Electricity Partnership

Destinadas a alunos da área de energia renovável de países em desenvolvimento, as bolsas do Global Sustainable Electricity Partnership oferecem subsídio de 21 mil dólares anuais aos alunos e os cursos duram em torno de 2 anos. 

Os estudantes podem escolher qualquer país e universidade para estudar. Para tal, é preciso ser aceito primeiro para o curso escolhido e depois aplicar para a bolsa. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de abril por meio deste link.

Programas de bolsas pós-doutorado CNPq

Os cursos possuem duração de 6 meses a 1 ano e os contemplados recebem não somente subsídios, mas também auxílio na viagem e outras despesas. Além do título de doutor, o interessado deve ser residente brasileiro e apresentar ativa presença em pesquisa. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março pela Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Se você quer estudar fora, fique atento às datas de aplicação e às regras de cada edital. Aproveite, pequeno gafanhoto, o mundo é grande e cheio de oportunidades! Boa sorte!

Jornalista e profissional de Marketing Digital por formação, curiosa e apaixonada por passeios e viagens por opção, Dayanne tem no seu coração o desejo de conhecer cada pedacinho desse mundo.