Tudo o que você precisa saber sobre a relações entre celulares e países estrangeiros
Atualmente, é impensável viajar para o exterior ou entrar em contato com alguém em outro país sem utilizar o smartphone. O aparelho revolucionou a forma como nos comunicamos e trouxe uma série de vantagens para o mundo dos negócios.
Entretanto, é preciso ter atenção diante dessa facilidade. Ligações internacionais e até mesmo a utilização do plano de dados da sua operadora terão tarifas especiais, bem mais caras do que estamos acostumados, e que irão encarecer a conta no fim do mês.
Antes de fazer qualquer ligação, é preciso pesquisar quais serviços o seu celular comporta e o que você pode fazer para economizar. Há diversas opções disponíveis que auxiliam o usuário e que são recomendadas em diferentes situações.
Assim, é preciso identificar qual é sua real demanda com o uso do celular no exterior. O seu perfil é de quem faz mais ligações para fora ou daqueles que desejam utilizar bastante quando está no exterior? Confira algumas dicas:
Fazendo ligações internacionais do Brasil
Se você viaja pouco, mas tem clientes e amigos em outros países, é interessante encontrar planos que ofereçam tarifas bem mais em conta e garantam uma boa qualidade nas chamadas efetuadas.
Existem três opções principais para quem faz ligações internacionais daqui do Brasil:
1 – Ligação tradicional
Você nem precisa trocar de chip para fazer ligações internacionais do seu smartphone. É possível fazer uma discagem bem semelhante ao interurbano. Basta digitar 00 + código da operadora + código do país + código da cidade + número do telefone.
A principal vantagem, claro, é utilizar o seu mesmo número e não depender de conexão com a internet. A desvantagem é o preço: o valor da ligação varia de acordo com o destino e pode chegar a R$ 19 por minuto.
2 – Ligações VoIP
VoIP nada mais é do que a sigla Voice over IP, ou seja, as famosas ligações que utilizam a Internet ao invés do sistema de telefonia tradicional. Diversos aplicativos de mensagens já disponibilizam a ferramenta de ligações por voz – e até vídeos em alguns casos.
Esse serviço cresceu porque barateou os custos. Há aplicativos gratuitos que permitem ligações para o exterior. O problema é que a chamada só é completada se houver conexão com a internet – e a qualidade também pode variar de acordo com a qualidade da banda.
3 – Cartões calling cards
Uma terceira opção é comprar um cartão calling cards. Eles têm um funcionamento bem parecido com os cartões telefônicos utilizados em orelhões. A diferença é que eles podem ser recarregáveis: você compra apenas a quantidade que deseja gastar.
A vantagem é que as tarifas costumam ser bem mais baratas do que as ligações tradicionais. A questão é que não é tão fácil encontrar esses cartões e ele acaba saindo mais caro do que ligações pela internet.
Usando celular no exterior
Entretanto, se você é daqueles que viaja constantemente para o exterior, seja a lazer ou a negócios, precisa encontrar planos que facilitem não só as ligações de voz com o Brasil, mas que ofereçam pacotes de dados para o consumo de internet no smartphone.
Atualmente, há quatro modalidades disponíveis, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Saiba mais:
4 – Roaming
A solução mais tradicional para fazer ligações no exterior é contratar o serviço de roaming oferecido pela operadora de seu celular. Essa opção mantém o mesmo chip e número e conecta seu aparelho a uma rede do local que você estiver visitando.
É recomendado para quem tiver muita urgência ou que deseja manter o mesmo chip que já esteja usando. Entretanto, a praticidade custa muito caro. Os planos têm valores altíssimos mesmo em caso de pouco uso.
5 – Comprar um Chip local
Uma alternativa ao roaming é comprar um chip local. Essa alternativa cresceu bastante após a popularização dos planos de voz e dados ao redor do mundo. Com ele, você acaba ganhando um número local e precisa efetuar a troca de chip no seu aparelho.
Ele é muito útil para quem deseja navegar a Internet pelo smartphone, mas tem duas desvantagens. O primeiro é encontrar um plano que caiba no seu bolso e sua necessidade. O segundo é que uma ligação internacional tradicional continuará com tarifas altíssimas.
6 – Ligações VoIP
Por conta disso, as ligações VoIP também surgem como opção mais barata para quem deseja ligar ao Brasil do exterior. Por meio de diferentes aplicativos gratuitos, é possível fazer ligações apenas pela Internet.
Essa praticidade, aliada ao chip local, pode ser muito útil para quem deseja conciliar dados e voz. Contudo, assim como em ligações do Brasil, é preciso ter uma conexão estável e com qualidade para conseguir completar a ligação.
7 – Chip pré-pago
Por fim, a opção mais recente são os chips pré-pagos, em que o usuário coloca o valor específico, utiliza os serviços de voz e de dados do país em que visitar e paga apenas a tarifa local. Assim que a quantidade se esgotar, ele pode recarregar novamente.
Esse serviço é muito prático: a pessoa pode adquirir o chip antes mesmo de viajar e terá a certeza que pagou o que realmente utilizou. Entretanto, é preciso ter acompanhamento contínuo do consumo de dados e os valores podem ser mais caros do que um chip local, por exemplo.
Use mais, pague menos e economize bastante
Quem viaja de vez em quando, pode até não perceber a economia feita ao pesquisar os melhores planos de telefonia. Contudo, para profissionais e empresas multinacionais, cada centavo economizado reverte em investimento no futuro.
Por conta disso, além de contratar os melhores planos, é ideal ter serviços adicionais, como seguro e auditoria de contas no caso de empresários. Hoje, é possível estar conectado com o mundo sem ter que pagar muito por isso.
Sobre a Sumus
Criada em 1986, a Sumus nasceu da ideia de criar uma empresa de desenvolvimento de softwares e sistemas para os mais diferentes ramos de atividade. Especializou-se na gestão técnica e financeira dos recursos de Telecom e sempre atenta à evolução do mercado, fornece as melhores e mais completas soluções através de seus inovadores sistemas e serviços.