
Há diversas maneiras de tornar o seu intercâmbio uma experiência inesquecível, social ou até mesmo ambiental. É isso aí! Com o Programa de Trabalho Voluntário no Exterior você se engaja em uma aventura solidária, podendo cuidar de animais selvagens doentes e abandonados, ajudar pessoas carentes, idosos, realizar atividades com crianças deficientes físicas e mentais, ajudar na conservação de florestas, promover atividades culturais e educacionais etc. Enfim, levar esperança e solidariedade a países, comunidades, localidades que necessitam. Além é claro, de treinar o novo idioma nas mais diversas situações, deixando-o afiadíssimo.
Por que devo optar pelo trabalho voluntário no exterior?
- Além de ter a chance de conhecer lugares incríveis e culturas diferentes, você terá a oportunidade de praticar e aperfeiçoar o novo idioma;
- Os projetos de trabalho voluntário no exterior são de curta duração. Normalmente o programa dura de 2 a 12 semanas;
- Nas taxas dos programas, geralmente, já estão inclusas alimentação, acomodação e transporte nos períodos de trabalho (não se esqueça de conversar com a agência de intercâmbio sobre esses detalhes. Antes de fechar o programa, verifique se você já tem todas essas informações);
- Além do crescimento pessoal, você participa de atividades importantes para o contexto social do país escolhido – uma experiência e tanto!
- Cada vez mais, a prática de trabalho voluntário vem sendo valorizada por grandes empresas. E se for trabalho voluntário internacional então… Poderá ser seu diferencial na hora de disputar uma vaga. Essa experiência mostrará sua capacidade de conviver com diferentes pessoas, culturas, ambientes e educação.
Além de todos esses benefícios e, é claro, da sensação de fazer algo útil pelas pessoas e pelo nosso mundo, alguns projetos também oferecem atividades turísticas e workshops. Incrível, né?
Para participar do programa de Trabalho Voluntário no Exterior é preciso ter mais de 18 anos, ter conhecimento intermediário de inglês ou do idioma do país escolhido e a vontade de trabalhar seriamente no projeto escolhido.
A foto que utilizamos nesta matéria é da norueguesa Christel Stokke, que realiza trabalhos voluntários no exterior mais precisamente na África. Christel estuda medicina Veterinária na Universidade de Szent Istvan em Budapeste. Se você quer saber mais sobre Christel, você pode encontrar mais informações em seu Blog Christel Stokke ou segui-la através das redes sociais Facebook.com/ChristelStokke, Instagram @christelstokke ou pelo seu Canal no YouTube.
Voluntariado na África
Lembre-se de procurar uma agência de intercâmbio de sua confiança. Depois é só embarcar nessa aventura. Aprimore um novo idioma. Mude suas atitudes. Transforme o mundo. Se transforme. 😉