Intercâmbio: Slep Test, Secondary Level English Proficiency Test, Application

Proficiency Test ou Slep Test, avaliação aplicada para todos que desejam fazer intercâmbio. A Application é semelhante ao dossiê. Confira!

Primeiro, eu queria começar esse post pedindo desculpas pela ausência nesses últimos dias. Eu cheguei de viagem no domingo, e ontem, as minhas aulas voltaram, então, eu estava meio sem tempo, mas agora, folgou um pouquinho mais.
Hoje, eu vou falar de um assunto, que para mim, foi bem divertido, mas, um pouco chato de preencher. A papelada.

Slep Test – Secondary Level English

Slep Test - Secondary Level English Proficiency Test
Slep Test – Secondary Level English Proficiency Test Foto by @pinheiroagatha

Proficiency Test, ou abreviado, Slep Test, é o teste de avaliação de inglês, no qual, todos que querem fazer intercâmbio, tem que fazer. Mas, por não saber o que esperar, muitos temem na hora de fazê-lo. Então, decidi explicar melhor para vocês o que esperar, e o que não esperar.

  • O teste é dividido em duas partes: listening e reading.
  • São, em torno de setenta e quatro questões de listening, e setenta e uma de reading.
  • O teste é realizado na própria agência.
  • A maioria dos colégios, tem como pontuação mínima 45-50 pontos.
  • Todas as questões são de marcar “x”.

Não lembro muito bem qual a pontuação máxima, mas, a mínima é entre 45-50. O teste em si, é bastante simples, mas, muito cansativo. Lá no final, faltando umas 7 questões, como eu não aguentava mais, marcava qualquer uma. Mas, vá tranquilo e com bastante paciência, e você vai conseguir se dar bem.

Application Form

Aplicattion Form
Aplicattion Form – Foto by esextherapy.com

Depois de ter a primeira entrevista com a agência e passar pelo Slep Test, chega uma hora, considerado por alguns, a mais chatinha, mas, que eu particularmente adorei. A application é uma espécie de dossiê, que você terá que preencher de acordo com suas informações pessoais. Como são muitas folhas, vou dividir mais ou menos para vocês os tópicos retratados em tal documento.

  1. Informações pessoais – tem sempre aquela parte mais cansativa em que você tem que colocar suas informações. Exemplo: e-mail, telefone, nome completo, nome completo dos pais, telefone dos pais, e-mail dos pais, matéria preferida, religião, problemas de saúde e etc.
  2. Host family – a parte da host family foi a que eu mais fiquei animada em fazer. Você vai preenchendo de acordo com sua personalidade, fala um pouco da sua família, se você tem irmão, se você tem cachorro, seus hobbies, seus interesses… E, no final, você tem que fazer uma carta para sua host family explicando seus costumes em casa, sua relação com amigos/parentes, o que você gosta de fazer, o que gosta de comer, o que espera da host family, e etc. Além de você, seus pais também terão que fazer sobre você, dizendo como você é em casa, se você sabe lidar com seus problemas, a relação deles com você, enfim. Sejam bastante sinceros ao preencher todo o documento, principalmente a parte da família, para que você caia em uma que você se identifique.
  3. Médico – essa parte, você tem que levar para seu médico assinar, atestar se você já teve alguma das doenças que estarão citada, suas alergias, se você já fez alguma cirurgia, se você usa óculos, tem algum problema de saúde…
  4. Escola – você vai ter que levar para o diretor da sua escola assinar o documento, carimbar, terá que pegar seu histórico escolar dos últimos 3 anos, traduzi-los para o inglês (para as notas serem em letras, não em números), e, além dessa burocracia toda, você precisará pedir para dois professores, ou orientador de inglês, para fazer uma carta atestando seu nível de inglês, como é seu comportamento em sala, e etc.
  5. Sobre sua cidade – além de todo o trabalho anterior, terá uma parte na qual você terá que falar sobre sua cidade, população, o que tem perto da sua casa, como é sua escola, informações bastante pessoais sobre a cidade.
  6. Fotos – você terá que escolher em torno de seis fotos, para a application. É interessante mandar fotos com amigos, família, animal de estimação… com coisas que realmente signifiquem para você, para, na hora que a família for te escolher, veja como você é. As fotos não podem conter bebidas alcoólicas, drogas, fotos de biquíni, e etc.
  7. Por que? – e, para finalizar, terá que fazer uma carta explicando o por quê de você querer ser intercambista

Além do preenchimento em si da application, eles pedem que você anexe, juntamente com a papelada, uma copia da sua carteira de vacinação, de seu passaporte, fotos 3×4 e tamanho passaporte e cópia do seu histórico escolar.

Entregando tudo acima (pode ser que tenha alguma coisa a mais que sua agência peça), você terá concluído uma parte da papelada. Em breve faço o post falando do resto da documentação.

Lembrando que: a application é toda em inglês!!!

Beijoo, espero que vocês tenham gostado

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.