Empresas especializadas orientam intercambistas sobre essas e outras dúvidas para facilitar a adaptação no país escolhido
A dúvida é sempre muito grande na hora de preparar uma mala para qualquer viagem. Mas a situação fica ainda mais complicada quando se trata de uma viagem de intercâmbio de longa duração. “O que levar?”, “qual a quantidade?”, “o que deve ser comprado no país onde irá morar?”, são algumas das questões comuns na hora de preparar a bagagem. Mas hoje os estudantes contam com apoio das empresas especializadas neste tipo de serviço.
Segundo a diretora Expert da Experimento Intercâmbio Cultural de Salvador, Ludmila Teles, esses questionamentos fazem parte da aventura de uma viagem dessa, e acompanham a ansiedade do intercambista. Por isso, é fundamental a orientação de quem entende do assunto. Se você tem uma viagem programada, ou pensa na possibilidade, segue algumas dicas de Ludmila.
Malas
Pesquise como estará o clima na cidade na época que você fará o intercâmbio, assim você não precisa levar aquele montueiro de roupas. Leve somente o necessário, afinal, você fará compras. Se você vai para um destino frio você deve levar um agasalho para chegar e comprar seu, sobretudo no destino, já que será mais adequado ao frio.
Não esqueça de levar os seus medicamentos de uso habitual, óculos de grau e de sol e franquia da bagagem.
Muito importante, identifique muito bem a sua mala, coloque um tag de mala, uma fita colorida, algo que você consiga identifica-la de longe.
Bagagem de Mão
Em sua bagagem de mão é permitido Eletrônicos, porta-documentos, objetos de valor, dinheiro, uma peça de roupa extra e líquidos até 100 ml.
Porta-documentos
Esse é um dos itens mais importantes mencionados até agora, portanto, prestem atenção. Não se esqueça do passaporte, passagem aérea, endereço da acomodação, carta de confirmação da escola (se você for fazer um curso de idiomas), confirmação do transfer, telefones de emergência, assistência médica, autorização para menor desacompanhado com RG dos responsáveis, carteira de vacinação internacional e caneta.
No Aeroporto
Chegue com antecedência e faça o check-in imediatamente, assim você não enfrenta filas longas, não fica ansioso e não corre o risco de perder o voo. Ao chegar no seu destino, dirija-se ao setor de imigração, apresente passaporte e formulários, retire a bagagem, depois que você estiver com os seus pertences em mãos você passará pela Alfândega (atenção a sua bagagem pode ser revistada). Se você tiver que fazer conexão vá até o balcão interline onde será feito o despacho da bagagem.
Translado
Informar o translado em caso de atraso na conexão, se não encontrar o telefone, ligar para o telefone de emergência da Experimento.
Acomodação em casa de família
As famílias que recebem intercambistas já têm esse hábito, e não modificam a rotina deles por sua causa, esses costumam receber mais de um intercambista e regras precisam ser seguidas, afinal isso não é um hotel e não espere luxos. É importante aproveitar os momentos de refeição para interagir com a família e tirar o máximo proveito da sua experiência internacional.
Como Ligar
Se tiver dúvidas sobre como fazer um ligação internacional, neste link disponibilizamos um tutorial esperto para facilitar a sua vida. Abaixo temos os números internacionais:
- Brasil Direto Embratel
- Canadá: 1 800 463 66 56
- EUA: 1800 344 10 55
- Inglaterra: 0800 89 00 55
- Nova Zelândia: 000 955
- Austrália: 1800 881 550
- Cartão telefônico
Assistência Médica Internacional
Essa assistência só deve ser utilizada quando acontecer alguma emergência ou acidente, para isso ande sempre com os seus documentos de identificação e se precisar ligue para o Toll Free (Central de Atendimento Médico), essa ligação é gratuita.