Bagagem de Mão: O que não pode ser levado no avião?

Veja algumas dicas para você aproveitar ao máximo da sua bagagem de mão, sem precisar ter dor cabeça durante a sua viagem.

Bagagem de Mão: O que não pode ser levado no avião?
Bagagem de Mão: O que não pode ser levado no avião?

Chegou a tão esperada hora de viajar! Roupas separadas, calçados selecionados, chapinha, secador, perfumes etc. Tudo pronto! Se não couber na mala grande, joga na bagagem de mão que tá tudo certo! Então… #PartiuAeroporto!

Bem, não é exatamente assim. A bagagem de mão, apesar de transmitir aquela sensação de espaço extra para nossas coisas, pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando não preparada corretamente. Afinal, você sabe o que não pode ser levado na bagagem de mão em uma viagem de avião? Então vamos lá! Vamos organizar essa bagagem de mão corretamente!

Cada companhia aérea costuma ter medidas exatas e limite de peso para esse tipo de mala. Então para evitar problemas e nem ter que pagar excesso de bagagem, dê uma passadinha no site da companhia aérea para conferir as regras oficiais e/ou faça o teste no guia de metal que há no aeroporto, perto do guichê de check-in, para ver se sua bagagem de mão cabe lá.

Bagagem de Mão - Comprimento + Altura + Largura - 5kgNormalmente, em voos domésticos, a mala de mão não pode ser maior que 115 cm (isso considerando comprimento + altura + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Já em voos internacionais, o peso e o tamanho dependem da companhia, mas geralmente a restrição de volume é a mesma, só o peso que pode variar.

Comidas e bebidas

Em voos nacionais, é permitido levar líquidos, desde que não tenha mais que 100 mililitros. Mas nem tente embarcar com uma cerveja ou vinho. Bebidas alcoólicas são proibidas. A dica é esperar entrar no avião e solicitar à aeromoça um copo da sua bebida preferida – claro, desde que o seu voo disponibilize esse serviço. Já em relação à comida sólida, ela não pode ultrapassar 100 gramas.

Contudo, estão fora desta regra os seguintes itens:

  • Medicamentos, líquidos (incluindo-se os sucos) ou géis para pessoas diabéticas e outras necessidades médicas, ou passageiros com necessidades de regime especial;
  • Mamadeiras, leite materno ou sucos em mamadeiras, comida embalada para bebês ou crianças pequenas até os dois (02) anos de idade;
  • Artigos comprados no Duty free e que se encontrem embalados em uma embalagem fechada, à prova de manipulação indevida. Válido para os passageiros que saem de um aeroporto e para os que se encontram em trânsito.

Atenção: Em alguns países, o transporte de produtos alimentares não industrializados e frescos em seu território é proibido. Por exemplo, os EUA ou a Austrália não permitem a entrada da maioria das verduras, frutas, sementes e produtos de origem animal. Por isso, se pretende viajar com algo do tipo, verifique se o seu país de destino (você pode checar no site oficial do respectivo governo) permite o transporte desses produtos.

Objetos cortantes e armas de fogo

Objetos pontiagudos estão proibidos dentro do avião. Se quiser levar seu alicate, por exemplo, coloque-o na mala a ser despachada. Afinal, você não vai ficar catucando a unha em pleno voo, né?! Sem dizer que algum maluco (não você, é claro!), pode acabar usando isso como arma. Por falar em arma, as de fogo também são proibidas, é claro. Apesar de estranho, é bom avisar. #vaique

Ferramentas e produtos químicos

Se você precisar deles, coloque-os na mala a ser despachada. Além de ser um peso a menos para carregar, eles estarão mais seguros sendo despachados corretamente. Ah, spray de cabelo também tem que ser despachado, bem como cloro e acetona. Novamente, além de eles serem proibidos, você não vai arrumar o cabelo ou as unhas durante o voo, por isso, deixe-os lá na mala mesmo.

O que você achava que não podia, mas que na verdade pode ser levado na bagagem de mão:

Guarda-chuva, tesoura sem ponta, pinça, líquidos em embalagens medicinais, e em poucas quantidade, e alguns cosméticos como batons e desodorantes estão permitidos.

Apesar de agora você saber o que não pode levar na bagagem de mão, é sempre importante consultar o site da companhia aérea antes de viajar, bem como ler as normas vigentes do país de destino. Assim, você evita dor de cabeça e aproveita sua viagem da melhor forma possível!

Ah, e no próximo post trarei o que podemos levar na bagagem de mão! Fique ligado!

Beijos e até a próxima!

Você vai gostar de ler sobre:

  1. Quanto tempo leva a preparação para um intercâmbio?
  2. 6 dicas para lidar com a saudade do intercâmbio
  3. 7 Dicas para aprender um novo idioma
  4. Qual o valor de um intercâmbio?
  5. Intercâmbio de Curso Combinado

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.