Intercâmbio na Austrália: 7 curiosidades que todo intercambista precisa saber antes de embarcar

Sonha em estudar no país dos cangurus 🦘? Então você precisa conhecer essas curiosidades!

Com a vacinação avançando em todo o mundo e expectativas das fronteiras abrirem muito em breve, os estudantes estão voltando a organizar suas viagens internacionais, e não é muito segredo que a ideia de fazer um intercâmbio na Austrália é bastante animadora para os brasileiros. 

A enorme ilha na Oceania chama a atenção não apenas pela sua diversidade e beleza, mas também pela qualidade de vida, oportunidades de trabalho e hospitalidade com os imigrantes. 

Além disso, esse país riquíssimo também conta com uma série de fatos curiosos que todo estudante deveria saber antes de botar os pezinhos por lá. Quer entender quais são? Hoje eu separei alguns:

1 – Não, a capital não é Sydney e nem Melbourne

Imagem: Viajali

Acho que é quase senso comum acreditar que a capital da Austrália seja Sydney ou Melbourne, afinal, são as cidades mais famosas, populosas e ricas do país. 

No entanto, nenhuma dessas abriga o parlamento australiano, que, na verdade, está em Camberra, no estado de New South Wales.

Reza a lenda que Sydney e Melbourne tinham uma “política de café com leite”, dividindo de tempos em tempos o título de capital do país e, então, o governo decidiu eleger uma cidade diferente entre esses dois territórios.

Em outras histórias, o governo elegeu Camberra por não ser uma cidade costeira (diferentemente de Sydney e Melbourne), o que impediria possíveis bombardeamentos e ataques pelo mar. 

Independentemente de qual seja o motivo, Camberra foi uma cidade cuidadosamente planejada para ser capital (assim como Brasília) e, cá entre nós, é lindamente organizada. 

2 – Leis australianas

As leis australianas podem ser totalmente confusas para intercambistas, especialmente para brasileiros, isso porque, muitas delas, parecem até “absurdas” se comparadas à nossa cultura. 

Dentre as principais coisas proibidas na Austrália e que podem resultar em multas estão:

  • Atravessar a rua fora da faixa de pedestres;
  • Atravessar a rua no sinal vermelho;
  • Tomar bebidas alcoólicas em locais públicos;
  • Fumar em locais fechados ou cobertos, assim como nas praias de alguns estados australianos (como é o caso de Queensland e New South Wales);
  • Vender produtos ou alimentos na rua (vendedores ambulantes), exceto com licença da prefeitura;
  • Andar de bicicleta sem capacete.

As coisas na Austrália funcionam? Aparentemente sim, porém, não sem algumas multas. 

3 – Cultura praiana

Imagem: Freepik

Sabe aquela imagem que temos de um australiano todo easy going andando com a sua prancha em alguma praia paradisíaca? Bom, esse preceito não está completamente errado. Na Austrália, a cultura praiana é muito forte e muitas crianças aprendem desde pequenas a surfar. 

Para se ter uma ideia, 85% da população australiana vive na costa. Além disso, a Austrália possui quase 11 mil praias em todo o seu enorme litoral com cerca de 35 mil km de extensão.

4 – Jeitinho australiano de ser

Por falar nessa cultura praiana, nem só de surf e mar vivem os australianos. Na verdade, a Austrália tem uma população bastante singular, a começar pela maneira como os australianos andam na rua: bom, não ache estranho se você for ao shopping e ver alguém descalço.

Ou, ainda, se você for ao supermercado ou à padaria e se deparar com alguém de pijama na sua frente na fila do caixa. Essas situações são bem comuns e mostram algo bastante positivo na cultura australiana: a falta de julgamentos. Você pode ser e andar exatamente como quiser por lá

Outra coisa que se destaca é o humor dos australianos. Brasileiros são muito memeiros, né? Imagine lidar com um povo que tentou vender o país vizinho no Ebay? (sim, um australiano tentou vender a Nova Zelândia). 

Por fim, o inglês australiano também é bastante inusitado. Por lá, existem palavras que não fazem parte do vocabulário de outros países de língua inglesa, como: G´day (Good Morning – Bom dia), barbie (barbecue – churrasco) e arvo (afternoon – tarde). 

5 – Animais australianos

Provavelmente, você já viu na internet alguma foto um pouco assustadora dos animais australianos. Crocodilo no mar, aranhas gigantes ou cobras dentro do vaso sanitário. Um verdadeiro mundo invertido, né?

Mas o que mais chama a atenção é a quantidade absurda de alguns animais que a Austrália possui, como o camelo (estima-se que existam centenas de milhares desses animais por lá), a ovelha (5 ovelhas para cada habitante do país) e o canguru (que, em 2017, já alcançava mais de 45 milhões de animais da espécie). 

6 – Sim, a Austrália tem neve (e deserto)

Outro ponto bastante curioso do país dos coalas e famosos quokkas (os bichinhos sorridentes) é o clima. 

Você pode ter acesso tanto a uma estrada longaaaaaaaaaa no Grande Deserto de Victoria, quanto a uma montanha coberta de gelo no inverno da Tasmânia.  

Você pode se interessar: Intercâmbio Austrália: Tudo o que você gostaria de saber

7 – População imigrante

Por fim, uma curiosidade que aquece o coraçãozinho de qualquer intercambista: 25% da população australiana é imigrante

Com tanta diversidade cultural, a Austrália é um sonho para quem deseja viver uma experiência no exterior, aprender uma nova língua e ainda ter contato com um país tão diferenciado do nosso, não é mesmo?