Universidade da Califórnia em Los Angeles: cursos oferecidos, admissão e bolsas

Quer estudar em uma das melhores instituições públicas dos Estados Unidos? Então, conheça a Universidade da Califórnia em Los Angeles!

Sabemos que estudar nos Estados Unidos está nos planos de muitos jovens brasileiros, afinal, o país oferece excelentes instituições de ensino. Porém, nem só de Harvard e MIT vive o homem, não é mesmo? Dentre as melhores opções que os EUA possuem está a Universidade da Califórnia em Los Angeles.

A UCLA, como também é conhecida, não deixa a desejar quando o assunto é qualidade no ensino, isso porque possui bons posicionamentos em rankings universitários importantes, como é o caso do QS Word University Rankings 2022 (40°) e THE World University Rankings (15°).

Outro ponto que chama a atenção dos estudantes internacionais, sem dúvidas, é o incentivo à pesquisa e a alta empregabilidade. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da própria universidade, ela ocupa o primeiro lugar no ranking estadunidense de melhor desempenho dos alunos e 15° quando o assunto é adesão ao mercado de trabalho. 

Como se isso não bastasse, a universidade possui uma média expressiva de alunos internacionais. Dos 45 mil estudantes matriculados, cerca de 16% são de outros países, oriundos de mais de 100 nações diferentes.

Tudo isso parece incrível, não é mesmo? Sim e eu concordo! Para te ajudar a conhecer um pouquinho mais da Universidade da Califórnia em Los Angeles, hoje eu separei algumas informações bem legais. Confira!

Conheça a região da Universidade da Califórnia em Los Angeles

Imagem: Pixabay

Das lindas praias às montanhas com o letreiro de “Hollywood”, Califórnia é a personificação de um filme estadunidense e oferece diversas opções de entretenimento, inclusive em Los Angeles. 

Isso significa que, enquanto o aluno estuda, ele consegue fazer uma série de passeios aos arredores da universidade, como dar um pulinho na região de Santa Mônica e aproveitar um fim de semana ensolarado na lindíssima Venice Beach, Will Rogers State Beach ou, ainda, na Original Muscle Beach.

Se você é do time praia, mas que também não perde uns rolês culturais, pode fazer uma visitinha em alguns museus e galerias famosas por lá, como o The Getty, Petersen Automotive Museum, Hammer Museum, Skirball Cultural Center, Grammy Museum at L.A. Live, Museum of Social Justice e o The Broad.

Outro ponto turístico que vale a visita é o Observatório Griffith, um espaço com planetários e telescópios, além de uma linda vista para a cidade. 

Além disso, se você está em Los Angeles, não pode deixar de dar uma passadinha na clássica calçada da fama e no Museu de Cera de Hollywood. Vamos ser sinceros, apenas pelos rolês bacanas, já dá vontade de visitar L.A.

Principais cursos 

A Universidade da Califórnia em Los Angeles possui mais de 125 cursos de graduação e 90 cursos de pós-graduação, além de cursos de extensão e seminários

Uma característica que a UCLA valoriza bastante no seu ensino é a média de alunos por sala, visto que 2 de 3 turmas contam com menos de 30 estudantes. 

A UCLA oferece cursos em diversas especialidades, como Humanas e Ciências Sociais (Ciências Políticas, História, Filosofia, História Da Arte, Linguística e muito mais), Artes e Arquitetura (Artes e Culturas Internacionais, Dança, Arquitetura) e Ciências Exatas (Engenharia e Ciência da Computação).

Além disso, há cursos voltados para Biomedicina, Física, Química, Matemática, Neurociência, Microbiologia e outros. 

Quanto custa estudar na UCLA?

Embora a UCLA seja uma universidade pública, ela também é paga, característica das instituições norte-americanas que causa estranheza nos brasileiros, afinal, aqui arcamos com as mensalidades apenas nas universidades privadas. 

No entanto, a cobrança da matrícula funciona de uma forma um pouco diferente, isso porque alunos do mesmo estado (no caso da UCLA, estudantes que já moram na Califórnia) possuem despesas diferentes de alunos de outros estados. 

Isso ocorre porque nos EUA, cada estado é independente, com suas leis e tributações. Desse modo, quando um aluno estuda no mesmo lugar que mora, entende-se que ele contribuirá em taxas com aquele estado, diferentemente de um matriculado que é nativo de outra região. 

Essa mesma lógica é aplicada aos estudantes internacionais, porém, existem diversas iniciativas do governo para apoiar a entrada de alunos estrangeiros.  No geral, as despesas com a moradia, matrícula e seguro podem chegar em torno de US$ 56 mil. 

Imagem: Pixabay

É possível conseguir bolsas? 

Sempre quando olhamos a média de valores das universidades internacionais bate um desespero diferente, não é mesmo? A boa notícia é que a massacrante parte das instituições de ensino estadunidenses oferece uma série de condições especiais para os alunos, assim como bolsas parciais e totais.

No caso da UCLA, é possível conseguir um apoio financeiro da própria universidade no valor de US$18 mil. Além disso, a instituição também disponibiliza uma ajuda ao estudante baseada na renda familiar. Outra opção são os empréstimos estudantis, processo bastante semelhante ao FIES do Brasil, em que o aluno paga esse valor após o término do curso. 

Além disso, a universidade ainda oferece algumas opções de bolsas, pautadas em pesquisa, mérito e renda familiar. É possível ver todas as informações dessas oportunidades no próprio site da UCLA.

Como funciona o processo de admissão na UCLA?

O processo de admissão na Universidade da Califórnia em Los Angeles não é tão diferente de outras instituições dos Estados Unidos. 

Na prática, o aluno deve enviar para avaliação o histórico escolar (acadêmico), cartas de motivação e recomendação, quando solicitado, e exames de proficiência no inglês (são aceitos o IELTS e o TOEFL). 

Ademais, o interessado precisa apresentar comprovação financeira e um visto de estudante válido. Alguns departamentos podem solicitar informações adicionais para a admissão, porém, você pode conferir todas as condições aqui