11 escolas de intercâmbio no Canadá para estudar inglês

Você decidiu estudar no Canadá, porém, se deparou com um questionamento comum: “qual escola de inglês escolher?”. Se essa é a sua dúvida, eu fiz uma lista com as principais instituições na terrinha das folhas de maple e suas características. Confira!

Sabemos que estudar no Canadá é um sonho para muitos brasileiros que desejam aprender inglês e viver uma experiência internacional. Nesse cenário, a busca por escolas canadenses para intercâmbio é um dos principais passos na organização da viagem.

Encontrar uma instituição de qualidade, com uma boa infraestrutura e custo-benefício interessante é um desafio para os estudantes, afinal, é preciso não apenas analisar as vantagens que a escola oferece em termos educacionais, mas também as condições financeiras e localização. 

Para te ajudar nessa decisão, hoje eu separei algumas das melhores e mais populares escolas de intercâmbio no Canadá e trouxe as principais características dessas instituições. Continue com a sua leitura e confira!

Imagem: Pixabay

1 – ILAC

A International Language Academy of Canada ou Academia Internacional de Línguas do Canadá, na tradução, está situada nas cidades de Toronto e Vancouver, sendo reconhecida por sua excelência e qualidade no ensino com mais de 50 troféus. 

Além dos cursos de inglês geral em diferentes níveis de fluência, a ILAC oferece cursos de inglês para negócios ou acadêmico, além dos preparatórios para testes de proficiência no idioma, como o IELTS e Cambridge. 

A ILAC também dispõe de cursos específicos para jovens e programas de temporada (como cursos de verão e inverno). Outro ponto que chama a atenção é sua infraestrutura, formada por mais de 35 salas, laboratórios e espaços sociais, como o refeitório. 

2 – Kaplan International English

A Kaplan já é um nome bem conhecido entre os estudantes internacionais, isso porque pode ser encontrada em diversas partes do mundo, inclusive no Canadá, localizada nas cidades de Toronto e Vancouver.

A instituição ganha o coração dos alunos pela sua metodologia inovadora (K+) e o período intensivo de estudos. 

Nesse sentido, todo o processo de ensino é pautado nas necessidades dos estudantes e vai além da aprendizagem tradicional nas salas de aula, combinando experiência, por exemplo, fora da escola. 

A infraestrutura também não deixa a desejar, oferecendo espaços modernos de aula e ambientes de socialização, assim como todo suporte na adaptação dos estudantes.

3 – ILSC

Dentre as principais escolas para intercâmbio no Canadá, temos a ILSC, acrônimo para International Language Schools of Canada ou Escolas de idiomas internacionais do Canadá, na tradução.

A ILSC é uma instituição que pode proporcionar ótimo custo-benefício aos estudantes, não é por acaso que a escola é bastante popular entre os brasileiros. 

No entanto, também não deixa a desejar em termos de infraestrutura e qualidade no ensino, isso porque garante salas de aula com poucos alunos e um positivo mix de nacionalidades, que não afeta o aprendizado do estudante.

Localizada nas cidades de Toronto, Montreal e Vancouver, a ILSC oferece mais de 30 cursos, como inglês geral, inglês para negócios e cursos preparatórios para exames de proficiência. 

4 – Zoni

A Zoni Languages Centre é outra opção bastante interessante para estudantes que desejam viver a experiência do intercâmbio e, ao mesmo tempo, contar com uma instituição de qualidade.

Situada nas cidades de Toronto e Vancouver, a Zoni oferece tanto uma infraestrutura excelente, quanto uma metodologia de ensino efetiva, com cursos intensivos e semi-intensivos, além de diversas atividades extracurriculares. 

5 – Tamwood

A Tamwood é uma instituição um pouco diferente das citadas nos tópicos anteriores, isso porque, além de cursos de inglês e preparatórios, a escola, localizada em Toronto, Vancouver e Whistler, também conta com programas esportivos e treinamentos acadêmicos gratuitos.

Ou seja, é possível combinar os estudos tradicionais com ski e snowboard no inverno, promovendo ao aluno uma vivência mais radical e intensa do intercâmbio. Além disso, o estudante pode ter acesso a um coaching acadêmico com planos de estudos totalmente customizados às suas necessidades.

6 – Cornerstone

Localizada em Toronto e Vancouver, a Cornerstone se destaca por oferecer cursos focados no ambiente de trabalho. Além dos cursos de inglês para negócios, os alunos podem ter acesso a cursos de inglês geral e preparatórios, com alto desempenho acadêmico.

A infraestrutura também é bastante interessante, isso porque oferece salas modernas, acesso gratuito à internet e espaços sociais bem equipados, como o refeitório e laboratórios. 

7 – Global Village

A Global Village, sem dúvidas, é uma das escolas mais populares do Canadá, isso porque é possível encontrá-la nas cidades de Toronto, Vancouver, Calgary e Victoria, ou seja, quase em todos os destinos comuns de intercâmbio.

Com salas de aula pequenas (com máximo de 12 alunos), a instituição oferece diversas opções de cursos, desde os de inglês geral até os preparatórios para exames de proficiência, assim como os cursos focados no mercado de trabalho.

Além das ótimas localizações e qualidade no ensino, a Global Village também possui uma infraestrutura bastante completa, com salas inovadoras, espaços sociais bem dispostos e, até mesmo, mesas de jogos para interação dos estudantes. 

8 – PGIC

Com mais de 25 anos de história, a PGIC também é uma das escolas de intercâmbio no Canadá bastante popular. Localizada em Toronto e Vancouver, a instituição oferece uma infraestrutura de qualidade e um processo de ensino bem atraente, com poucos alunos por sala.

Outro ponto positivo é o mix de nacionalidades, que permite uma imersão maior no idioma. Além disso, a escola também é popular entre os brasileiros, que compõem cerca de 12% dos estudantes.

Imagem: Pixabay

9 – SEC

A SEC é outra escola com duas décadas de existência e que oferece uma infraestrutura bacana para os estudantes, com salas modernas, espaços bem equipados, refeitórios e laboratórios.

A localização da instituição também é bastante interessante, isso porque está situada nas cidades de Toronto e Vancouver, e conta com um mix atraente de alunos internacionais.  

10 – EC

Localizada em Montreal, Toronto e Vancouver, a EC (English Language Centers ou Centros de Língua Inglesa, na tradução) já chama a atenção por ser recomendada por 97% dos seus estudantes.

Com uma infraestrutura moderna, as salas de aula contam com diversos aparatos tecnológicos que facilitam o ensino e a absorção do idioma. Além disso, o processo de aprendizagem é bastante dinâmico e personalizável às necessidades de cada aluno.

Outro ponto positivo está nas possibilidades de cada unidade. Por exemplo, em Montreal, cidade francófona da província de Quebec, os alunos podem optar por cursos bilíngues, aprendendo inglês e francês ao mesmo tempo.

Já em Toronto, os estudantes têm a opção de fazer várias excursões em grupos, como para Nova York, Cataratas do Niágara e, até mesmo, para Montreal. Esses passeios aumentam a interação dos estudantes e a imersão no idioma.

Além disso, os estudantes têm acesso a workshops gratuitos e grupos de conversação, assim como acompanhamento online, que ajuda a monitorar o desempenho desses alunos no curso. 

11 – UMC

Por fim, a UMC (Upper Madison College) é outra escola de inglês no Canadá bastante interessante que não podia ficar de fora desta lista.

Oferecendo uma rica variedade de cursos (inglês geral, preparatórios, inglês para negócios e outros), a UMC também fornece uma excelente infraestrutura e salas pequenas com ótimo mix de nacionalidades, com até 15 alunos.

Assim como, a instituição, localizada em Toronto e Montreal, garante diversas atividades extracurriculares para potencializar o aprendizado no idioma, como palestras, grupos de conversação e, até mesmo, envolvimento em programas voluntários. 

Como escolher a melhor escola para estudar no Canadá?

Imagem: Pixabay

As opções são inúmeras, não é verdade? Após ver toda essa lista, você, provavelmente, deve estar se perguntando sobre qual escola escolher para o seu intercâmbio. No entanto, essa resposta vai depender de uma série de fatores, desde o seu destino de viagem até o investimento que você está disposto a fazer.

Nesse sentido, o que eu recomendo é: busque uma agência de intercâmbio (aqui no Canal, inclusive, temos um local específico para cotação que pode te ajudar) e peça orientação de um consultor. Com base nas suas condições e preferências, esse profissional vai buscar a melhor instituição para você.

Outro ponto importante é a respeito do valor. Eu não citei o preço da mensalidade em nenhuma das instituições que eu coloquei nesta lista, porque não apenas essas informações mudam todo ano (principalmente com a variação do câmbio), mas, dependendo do seu destino e a época da sua viagem, você pode conseguir promoções bem legais. Por isso, a dica que eu dou é: pesquise bem