Aquisições de cidadania italiana seguem em alta e somam mais de 1,6 milhão de novos italianos entre 1998 e 2020

Brasileiros estão entre os que mais solicitam o passaporte italiano.

Passaporto-Italiano
Passaporto-Italiano

Uma análise realizada pela Fondazione ISMU a partir de dados levantados pelo Istituto Nazionale di Statistica, órgão do governo do governo italiano, afirma que 132.736 pessoas solicitaram passaporte italiano em 2020, 4,5% a mais que em 2019.

Considerando os dados de 2019, o maior número de requerentes de passaporte italiano pertence a Albânia (20,5% do total entre todas as nacionalidades), seguido por Marrocos (12,5%), Brasil (8,5%) e Romênia (8,0%). No ano de 2018, a Itália tinha a 11ª maior comunidade brasileira do mundo. Em 2020, ficou na 6ª posição do país que mais recebe imigrantes brasileiros.

Segundo a ISMU, levando em conta o período entre 1998 e 2020, essas aquisições de cidadania italiana somam 1.625.549 de “novos italianos”. O último balanço demográfico de população estrangeira residente na Itália realizado pelo Istat revela ainda que a taxa anual de aquisição do passaporte italiano sobre o total de estrangeiros residentes passou de 2,5% para 2,6%.

Diante desses números, Renato Lopes, CEO da Lopes & Avv. Domenico Morra, escritório especializado em dupla cidadania, alerta que a via judicial é a forma mais segura contra fraudes para quem deseja solicitar o passaporte italiano. “Pela via judicial o requerente entra com uma ação na Itália e espera o deferimento ou não do juiz competente. O solicitante pode ser brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade, basta ter ligação com um ‘dante causa’ italiano. Não é necessário estar presente em nenhum momento do processo, uma vez que a ação é feita por ‘representação’. No caso da Lopes & Avv. Domenico Morra, esta ação é acompanhada no departamento jurídico na Itália pelo seu sócio, o advogado italiano Dr. Domenico Morra”, explica Lopes.

O processo todo para obter o passaporte italiano via ação judicial leva em média de 21 a 24 meses. Atualmente o passaporte italiano é um dos mais requeridos do mundo. Esse documento permite que quem o possua estude ou trabalhe em diversos países da Europa e nos EUA.

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *