Diversas opções que incluem cultura, gastronomia, vida noturna e parques na capital paulista
Na dúvida sobre o que fazer em São Paulo? Neste post você encontrará 9 opções para explorar os principais destaques da cidade que une parques, cultura, gastronomia e vida noturna.
Os parques da cidade oferecem um refúgio tranquilo em meio ao caos urbano, enquanto o cenário cultural satisfaz os apaixonados por arte e história. A gastronomia reflete a mistura cultural de São Paulo, proporcionando uma viagem culinária inesquecível sem sair da cidade. E para quem procura entretenimento após o pôr do sol, a vida noturna paulistana é animada e diversificada.
Parques para relaxar e participar de diversas atividades
Com mais de 103 parques públicos municipais, São Paulo oferece uma impressionante variedade de espaços verdes. Eles vão desde pequenas praças até grandes áreas de conservação ambiental. Vamos focar em alguns dos principais parques que representam o coração verde da cidade e são pontos de encontro para lazer, esportes e eventos culturais.
O Parque Estadual da Cantareira, um pouco mais afastado do centro, oferece uma experiência completamente diferente do resto da cidade. Conhecido por ser uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Cantareira é perfeito para os amantes da natureza.
Já o Parque Villa-Lobos é lar de diversas atividades para a família incluindo eventos musicais e culturais. Lá você encontra a Roda Rico, roda gigante com 91 metros de altura e que tem feito sucesso entre os visitantes da cidade.
E não podemos finalizar esse item sem mencionar o icônico Parque do Ibirapuera, considerado o pulmão verde da cidade. Espaço para lazer, andar de bicicleta e muito mais. O parque também abriga importantes instituições culturais como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil e a Oca, oferecendo uma combinação única de lazer e cultura.
Museus
E falando em museus, a cidade conta com 132 museus tornando-a a capital cultural do Brasil. Dentre os inúmeros espaços dedicados à arte, história e ciência, destaca-se o Museu da Língua Portuguesa, localizado na histórica Estação da Luz com foco em nossa língua e com uso de painéis interativos. Outro destaque é o Museu do Ipiranga, um marco histórico brasileiro dedicado a exibir diversos períodos de nossa história. Além de sua arquitetura monumental e o Parque da Independência, mais um espaço de lazer, à sua frente.
No entanto, nenhum tour cultural por São Paulo estaria completo sem uma visita ao MASP, um dos principais cartões postais da cidade. Localizado na icônica Avenida Paulista, o MASP é reconhecido não só por sua arquitetura singular, sustentada por quatro pilares vermelhos, mas também por sua impressionante coleção de arte.
Avenida Paulista
A avenida por si só é destaque para todos que visitam a cidade sendo o principal ponto turístico de São Paulo. Existem inúmeras opções do que fazer na avenida paulista, uma vez que ela une cultura, gastronomia, compras e vida noturna. No quesito compras, a Avenida conta com quatro shoppings, galerias de lojas e lojas de rua, ideal para comprar uma lembrancinha ou um item de última hora para sua viagem.
No quesito gastronomia e vida noturna suas redondezas tem desde comidas de rua como food trucks até restaurantes de chef renomados como o Balaio IMS do chef Rodrigo Oliveira. Enquanto, no quesito vida noturna, ela conta com bares para um encontro com amigos, até casas noturnas como o Blue Note, referência em shows internacionais no alto do Conjunto Nacional.
E no quesito cultural, a Avenida Paulista é lar de cinemas que exibem filmes artísticos e centros culturais, como o Sesc, onde é possível visitar o mirante e observar a Avenida lá do alto.
Centros Culturais
Além do Sesc, existem o Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural FIESP, dois espaços de exposições gratuitos. Lá você sempre encontra uma exposição artística, ou até mesmo tecnológica para matar o tempo sem gastar muito.
Em termos de centro culturais, a cidade conta com uma diversidade que nos permite visitar diversas culturas. Apenas na Avenida Paulista, é possível visitar a Japan House, com exposições relacionadas a cultura Japonesa e o Centro Cultural Coreano, que difunde a cultura coreana na cidade.
É possível conferir a agenda desses quatro locais em seus sites e saber quais são as exposições acontecendo no momento.
Visitar a Liberdade
Falando em culturas internacionais, o bairro da Liberdade é o reduto da cultura japonesa e asiática na cidade, uma maneira acessível de saber um pouco mais sobre essas culturas. A visita à Liberdade é uma verdadeira imersão cultural, o cenário já nos transporta para o outro lado do mundo com as tradicionais lanternas vermelhas e os estabelecimentos em sua maioria mantém essa magia no ar.
No coração da liberdade, existe o Museu da Imigração Japonesa é uma oportunidade de mergulhar na história dos imigrantes japoneses no Brasil. Além disso, no bairro é possível experimentar diversos pratos da culinária japonesa como sushi, sashimi, tempurá, lámen e mochi, entre outros. Mas não para por aí, existem restaurantes para provar o churrasco coreano, o delicioso Pad Thai Tailândes e o Bao, pãozinho chinês.
Restaurantes de alta gastronomia
E para continuar na parte gastronômica São Paulo é lar dos restaurantes dos chefs mais famosos do Brasil, ideias para você que quer pagar um pouco mais por uma experiência diferenciada.
Nos jardins fica o D.O.M., restaurante do mundialmente famoso Chef Alex Atala, sendo o primeiro restaurante brasileiro a receber duas estrelas Michelin. Já para os fãs do programa Masterchef, o restaurante francês Président do Chef Erick Jacquin fica na mesma região e traz os principais pratos da culinária francesa.
Saindo da região principal de São Paulo você encontra o Mocotó na Zona Norte de São Paulo, prestigiado e principal restaurante do Chef Rodrigo Oliveira. O restaurante traz sabores nordestinos com ingredientes da melhor qualidade, não à toa ficou famoso pelas filas na porta do estabelecimento.
Pizzarias e comida Italiana
E não é possível falar em comer em São Paulo, e deixar de lado a pizza. Não à toa, São Paulo teve três pizzarias no guia das 100 melhores do mundo. São elas as pizzarias “A Pizza da Mooca”; “Leggera Pizza Napoletana”; e a “QT Pizza Bar”.
A Pizza da Mooca foi a melhor colocada, na posição 77, ela é comandada pelo chef Fellipe Zanuto e fica no tradicional bairro da Mooca. O bairro é um reduto italiano, e o mesmo chef tem um restaurante que mistura sabores brasileiros e italianos chamado Hospedaria que vale a visita.
E do outro lado da rua fica o restaurante e confeitaria Di Cunto com mais de 100 anos de existência. A DI Cunto serve deliciosos pratos de comida italiana, porém seu maior destaque é a sobremesa, o Cannoli é considerado por muitos, o melhor da cidade.
Hamburguerias e Restaurante temáticos
E finalizando o tópico gastronomia, São Paulo é o lar de restaurantes e hamburguerias que vão além da comida e proporcionam uma experiência diferenciada. O Garagem 55, na Mooca, São Paulo, é um vasto galpão de entretenimento que une uma exposição de carros exóticos e clássicos, restaurante, bar, boliche e um amplo espaço kids.
Já o Varanda Quebrada é uma hamburgueria inspirada no Universo de Harry Potter na região de Perdizes, além da experiência, é uma das melhores hamburguerias de São Paulo. Enquanto, para os fãs de filmes e super heróis, a Le Burger tem uma decoração baseada em figuras conhecidas do Universo Pop.
Vila Madalena
Falando em super heróis, um dos principais pontos turísticos da cidade é o Beco do Batman, onde artistas de rua locais e internacionais deixam suas marcas em forma de grafite.Transformando o local da Vila Madalena em um dos pontos mais instagramáveis de São Paulo.
A Vila Madalena é o coração boêmio de São Paulo que une cor, arte e festa. A arte vem de ateliês de arte, galerias independentes e murais coloridos que vemos ao andar pelas ruas do bairro. Já a festa vem da vasta quantidade de bares e casas noturnas na região.
Os bares da vila madalena atendem todos os gostos e estilos, desde botequins tradicionais até baladas sofisticadas com drinks e DJs passando por rodas de samba e cervejarias artesanais.
São Paulo é uma cidade de infinitas possibilidades, com riqueza cultural, diversidade gastronômica e atmosfera única. Durante a escala do seu voo antes de seu intercâmbio, aproveite para desfrutar dessas possibilidades. Então, calce seus sapatos mais confortáveis, carregue sua curiosidade e prepare-se para se perder nas maravilhas dessa cidade que nunca dorme.