Visto de turismo para os Estados Unidos (EUA)

Você está planejando uma viagem aos EUA? Então confira essas dicas para garantir sua entrada no país

Visto de turismo para os Estados Unidos (EUA)
Visto de turismo para os Estados Unidos (EUA)

Esta série trata-se de uma republicação autorizada* dos artigos disponibilizados pelo site ManualdaAuPair.com.br. O objetivo do Canal do Intercâmbio é trazer a versão atualizada de informações importantes que podem ajudar atuais e futuros viajantes, intercambistas e Au Pairs.

Visto de Turista – Tourist Visa (B)

Cobiçado entre várias pessoas do Brasil. Podemos dizer que 75 % dos vistos de turista no Brasil estão sendo negados. Porque? Atentado terrorista de 11 de Setembro. Muitas pessoas comparam o visto (V) de turista como uma loteria não muito competitiva – o que de certa forma é verdade.

Existem várias histórias a respeito. Pessoas que tinham toda a documentação certinha, Imposto de Renda (IR) com ótimo valor, vários vínculos com o Brasil e não conseguiram o V, como também pessoas que vão com uma mão na frente e outra atrás e conseguem o dito cujo. Como nós temos intuito de ajudar, se você quer tentar ser Au Pair (AP) com o V de turista vá em frente.

**Saiba que não é uma fórmula mágica, que você irá seguir e conseguirá o visto. Como foi dito é uma tremenda loteria. Depende da pessoa que vai te entrevistar no Consulado, se você já teve algum tipo de V negado, se está chovendo e o entrevistador ficou de mal humor, e outras cositas… Esta matéria te dará dicas e macetes para tentar o V. Não garantimos seu visto, apenas ajudamos. Você pode ter acesso as informações a respeito nos sites: www.vistos.com.br

O que é necessário para conseguir o V de turista? Provar vínculos no Brasil, provar que você só irá passar as “férias” nos EUA, e voltar após determinado período.

Percebemos que várias pessoas tentam o visto e não tem uma condição financeira para provar no consulado que só vai passar alguns dias nos EUA, portanto, você precisa ter alguém que irá custear sua viagem. (Papai, mamãe, titio, vovó, vovô). Dê preferência aos seus familiares. Caso não tenha pessoa na família que possa te custear, pode tentar com pessoas conhecidas, assim tornando um pouco mais difícil (mas, como é uma Loteria, pode ser que sim como não).

Documentação básica para turismo (B2)

  • Passaporte atual com validade mínima de 01 ano (para entrar nos E.U.A. o passaporte deverá estar com validade mínima de 06 meses).
  • Passaporte anterior vencido (Se possuir vistos USA anteriores).
  • 01 formulário DS-156 totalmente preenchido e assinado
  • 01 formulário complementar modelo DS-157 totalmente preenchido (para todos os solicitantes a partir de 16 anos).
  • 01 foto 5 X 5 recente (máximo 06 meses/fundo branco, sem óculos).
  • Passaporte de suporte original (parentes ou amigos que estejam viajando com o solicitante e já possuam visto Americano válido).
  • Passaportes Originais com visto válido de parentes em primeiro grau (pai/mãe/irmão/esposo (a)/filhos) mesmo que não estejam viajando com o requerente, mas que já possuam visto.
  • Extratos bancários atualizados (Conta corrente/ poupança/ investimentos/ fundos).
  • Declaração de Imposto de Renda Completa com Recibo de Entrega Original (2004).
  • Registro de Imóveis ou Escrituras (se possuir).
  • Certificado de Registro de Veículo do solicitante ou da família-pais/esposo(a).
  • 03 últimos holerites + carteira de trabalho original atualizada (para empregados) ou 03 últimos pró-labores + contrato social e última alteração contratual + cópia CNPJ + I.R. pessoa jurídica completo (para empregadores).

Autônomos: Documentação básica acima + declaração da empresa em papel timbrado informando que o passageiro presta serviços, exercendo a função “X”, desde “X” e que percebe “X” mensalmente ou declaração do contador informando os três últimos rendimentos + cópia carteira funcional (CRM, OAB, CRC, CREA, etc)+ contrato de prestação de serviços.

Aposentados/Pensionistas: Documentação básica acima + 03 últimos contra cheques de aposentadoria/Pensão.

Estudantes: Documentação básica acima do próprio e/ou dos pais + comprovante de escolaridade.

Proprietário de imóveis: Documentação básica acima + contrato de aluguel + recibos dos três últimos meses

Para Viagens A Negócios/ Feiras/ Congressos/ Treinamento (B1)

Documentação básica de turismo + declaração da empresa do Brasil em papel timbrado + carta convite da empresa nos Estados Unidos em papel timbrado (Original ou via fax legível).

Para Viagens em Trânsito (C)

A partir de 02/AGO/2003, está suspenso por um período inicial de 60 dias o PROGRAMA DE ISENÇÃO DE VISTO EM TRÂNSITO nos EUA; portanto, todas as nacionalidades em trânsito, indiferente do número de horas que permaneçam em território Americano, deverão providenciar visto; exceto as nacionalidade que fazem parte do VISA WAIVER PROGRAM*.

Os Documentos necessários para visto de TRÂNSITO, são: passaporte com validade mínima de 06 meses com o visto para o país de destino final + formulários modelos DS 156 e 157 + 01 foto 5X5 recente + bilhete aéreo. Se possuir algum documento de renda no Brasil, também poderá apresentar.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.