Você tem vontade de viajar para Portugal? Venha conhecer algumas curiosidades sobre esse país tão amado pelos brasileiros.

Portugal, chamado por alguns de “terrinha-mãe”, é um dos destinos preferidos dos brasileiros e não é por acaso, o país não somente esconde muitas belezas naturais, mas também é berço de uma expressão arquitetônica de tirar o fôlego e riquezas culturais.

Segundo dados do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), em 2020, cerca de 4,2 milhões de brasileiros estavam no exterior. Esse número representa um aumento de 16% em relação a 2018. Se comparado a 2010, o crescimento foi de 36%.

Por sua vez, Portugal é o segundo país com mais brasileiros, com cerca de 276 mil pessoas, ficando atrás apenas do queridinho da população br, os Estados Unidos (1,7 milhão). 

Com as perspectivas de melhora da pandemia e o mundo “voltando ao normal”, os fluxos de viagens internacionais tendem a subir. Dessa forma, os brasileiros que queriam viajar para o exterior, praticamente, já podem arrumar as malinhas e cair no mundo.

Se você está planejando viajar para Portugal nos próximos meses, esse texto vai te ajudar a conhecer um pouquinho mais sobre a cultura e riqueza desse país tão único ali no oeste europeu. 

1 – Portugal abriga a livraria mais antiga do mundo

A livraria Bertrand é um dos espaços mais queridinhos de Lisboa. Fundada em 1732, esse paraíso para os amantes de literatura foi reconhecida, em 2011, pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo. 

Além de ter sido palco de visitas e discussões políticas de diversos autores famosos, como Eça de Queirós e José Saramago, em 1755, a livraria foi destruída pela pior catástrofe que Portugal já viu: um terremoto seguido de tsunami. O prédio só foi reconstruído em 1773.

2 – Em Portugal tem a ponte mais comprida da Europa

Mais um recordezinho para as terras portuguesas. O país abriga a ponte mais comprida de toda a Europa, a Ponte Vasco da Gama, situada em Lisboa, e que possui 17 km de extensão. 

Em níveis de comparação, a maior ponte do Brasil, a Ponte que liga a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói, possui 13 km de extensão.

3 – Que tal praticar surf em Portugal? 

Não, você não leu errado. Nem só de frio e neve vivem os europeus. Portugal se tornou um ótimo destino para aqueles que amam “pegar uma onda”. 

Possuindo 943 km de costa continental, mais 667 km de costa nas ilhas da Madeira e Açores, Portugal é banhado pelo Oceano Atlântico e possui o recorde da maior onda surfada, de 24 metros. Isso aconteceu em 2017, em Nazaré, por Rodrigo Koxa.

4 – Lisboa foi palco de um dos maiores terremotos da história seguido de um tsunami

Lembra do terremoto e tsunami que comentei um pouco mais para cima? Pois bem, essa foi uma das piores catástrofes já registradas no mundo e, sem dúvidas, a pior que atingiu o país.

Em novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi atingida por um terremoto de escala 9.0 seguido de um tsunami. O número de mortos e feridos na época não são exatos, porém, estima-se que cerca de 270 mil pessoas perderam a vida. Além disso, mais de 85% das construções da cidade foram destruídas. 

5 – Segundo os portugueses, no Brasil, falamos o “brasileiro”

Se aqui no Brasil a gente acha “estranho” ou “diferente” a maneira como os portugueses falam, saiba que eles pensam a mesma coisa da gente. 

Isso se deve não somente ao nosso sotaque, mas também às mais diversas palavras que foram adaptadas ao português do Brasil e possuem um significado diferente. 

6 – Portugal possui um dos maiores centros de energia solar do mundo

Se tem uma coisa que a Europa arrasa é sustentabilidade, né? Já falei por aqui em outros textos o quanto países como a Mônaco e a Noruega, por exemplo, levam questões como energia limpa e controle da emissão de carbono a sério. 

Portugal não é diferente. Localizada em Alcoutim, no Algarve, o maior centro de energia solar do país possui 661.500 painéis em um terreno de 320 hectares. As energias renováveis, inclusive, já abasteciam 61% do país em setembro de 2021, segundo a REN.

7 – Cigarro… muito cigarro

Você, assim como eu, não suporta o cheiro de cigarro? (perdão, meus fumantes queridos do coração, continuo amando vocês). Então se prepare para lavar os cabelos todos os dias enquanto estiver em Portugal.

Os portugueses fumam bastante e isso, inclusive, assusta os próprios brasileiros. Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Portuguesa de Pneumologia, 12% dos meninos adolescentes e 8,5% das meninas nessa faixa etária dizem fumar com regularidade. Em 2019, 17% da população portuguesa jovem e adulta (acima de 16 anos) fumava. 

Por conta disso, é permitido fumar em praticamente qualquer lugar em Portugal, como restaurantes abertos, rua e outros espaços. Além disso, viajantes que passam pelo país dizem que é muito comum encontrar bitucas de cigarros no chão.

8 – Existem atrações no subsolo de Lisboa

Se você curte história e um rolêzinho diferente, essas atrações, sem dúvidas, vão encher os seus olhos. 

Na cidade de Lisboa, é possível fazer passeios no subsolo, porém, estão disponíveis apenas três dias no ano, geralmente em setembro, isso porque no restante dos meses esses espaços estão cheios de água.

Durante esses passeios, é possível conhecer galerias romanas com mais de 2.000 anos de história e se deliciar com um padrão de construção extremamente antigo, com arcos, abóbadas e celas. 

9 – Alto consumo de peixe

Segundo o portal Público PT, Portugal é o maior consumidor de peixe da União Europeia. Apenas em 2019, foram consumidos 60 kg de peixes ou derivados por habitante do país.  

10 – Portugal tem 17 Patrimônios Mundiais da UNESCO 

Por fim, você sabia que Portugal tem 17 patrimônios mundiais tombados pela UNESCO? Sim, dentre os principais, estão: Universidade de Coimbra, Convento de Cristo, Centro Histórico de Évora e Mosteiro de Alcobaça. Você pode conferir a lista completa aqui.

Marcações: