E aí, como é o Povo Canadense?

Em entrevista realizada com alguns intercambistas, a jornalista Marília Maciel conta um pouco sobre os costumes e características do povo do Canadá.

Foto Shutterstock - Como é o Povo Canadense
Foto Shutterstock – Como é o Povo Canadense

Minha prima disse que vai se mudar para o Canadá quando terminar a faculdade e me perguntou se eu sabia como era o povo de lá. Well… Nunca fui pro Canadá – AINDA. Morei em Minnesota, a oito horas de distância da fronteira, mas ainda assim era nos Estados Unidos. Conheci um canadense, de Winnipeg, que era filho de portugueses. Em todo caso, era muito simpático e divertido.

Como não queria deixar minha prima sem respostas, resolvi perguntar para algumas amigas que fizeram intercâmbio por terras gélidas canadenses. Em geral, todas destacaram que os canadians são sim simpáticos e receptivos. “Claro que não são mega calorosos como nós [brasileiros], mas não os considero frios”, comenta Luisa Russo (21), jornalista que fez intercâmbio aos 15 anos e ficou seis meses na cidade de Abbotsford.

Justamente por não serem tão “calorosos” é que Bruna Pontes (18), que acabou de retornar de uma temporada de cinco meses na cidade de Winnipeg, percebeu que para fazer amizade com um canadense é preciso que partisse dela o primeiro passo. Outro detalhe que lhe chamou atenção e com o qual aprendeu a lidar durante sua estadia foi a sinceridade deles. “Às vezes, vão falar algo que talvez te magoe, mas essa não era a intenção, eles apenas falam o que acham”, ressalta a estudante.

Sabe que, pensando bem, o canadense que conheci nos Estados Unidos também era bem sincero e falava tudo na lata. Aliás, não só ele, muitas das pessoas com as quais convivi por lá – quer dizer, menos os brasileiros, que têm mania de “beating around the bush” (o phrasal verb que mais tem a nossa cara, pois enrolamos e nunca vamos direto ao ponto) – também falavam tudo o que sentiam e pensavam, mesmo que aquilo machucasse. Apesar de não ser a intenção. É questão de cultura. Por isso, se você pretende morar em países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha etc., esteja preparado para lidar com objetividade.

Porém, objetividade e sinceridade à parte, os canadenses adoram se divertir. Curtem house parties (festas em casas) adoidados, daquelas que a gente vê em filmes, com fogueiras, muita cerveja em copos plásticos coloridos, jogos, música e churrasco – no estilo deles, é claro. Atividades ao ar livre também é algo que os atrai muito. Elaine Pedrosa, coordenadora de marketing digital (30), por exemplo, ficou um mês em Vancouver e observou como eles adoram os parques, a praia, praticar esportes e aproveitar o sol (já que lá é tão frio).

O povo canadense também é muito inteligente e curioso. Gosta de saber sobre outras culturas, culinárias, modo de vida. Se você estiver disposto a falar, eles vão perguntar tudo sobre o seu país. Está aí uma ótima porta de entrada para uma bela amizade. “A principal dica é se aproximar e se enturmar. De modo geral, as pessoas serão receptivas, educadas e prestativas”, comenta Elaine.

Acho que consegui responder a pergunta da minha prima. Agora ela e quem está indo para o Canadá já consegue ter uma noção de como é o povo que de lá. Mas, claro, se você já foi para lá e quiser compartilhar alguma experiência, acrescentar alguma informação, é só deixar aí nos comentários. Será muito válido e vamos gostar muito!

Beijos e até a próxima.

Leia também:

  1. Conheça as profissões que estão em alta no Canadá
  2. Bagagem de Mão: O que pode ser levado?
  3. Au Pair: Saiba o que é esse programa de intercâmbio
  4. Bagagem de Mão: O que não pode ser levado no avião?
  5. Quanto tempo leva a preparação para um intercâmbio?
  6. Por que intercâmbio? Por que Canadá?

Comentários

  1. Aeeeeww!! Obrigada prima! Gostei do que li 😀

    • Que bom que gostou! Espero que faça bastante amizade com seus vizinhos para fazermos house parties quando eu for te visitar! hehe bjs

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.