Quanto tempo leva a preparação para um intercâmbio?

Planejar o quanto vai gastar, quais são os objetivos, para onde deseja (ou pode) ir, enfim, todos os detalhes possíveis.

Quanto tempo leva a preparação para um intercâmbio?
Quanto tempo leva a preparação para um intercâmbio?

Não tem segredo, o sucesso para um bom intercâmbio é PLANEJAMENTO! Planejar o quanto vai gastar, quais são os objetivos, para onde deseja (ou pode) ir, enfim, todos os detalhes possíveis. Eis então que bate aquela dúvida: “Mas com quanto tempo de antecedência devo começar a me preparar?

Quanto mais cedo você der o pontapé no planejamento do seu intercâmbio melhor. Assim, você terá muito mais tempo para refletir sobre seu real objetivo com essa viagem, quanto pretende investir, quanto tem de grana para viabilizar esse projeto, pesquisar curiosidades e costumes dos possíveis destinos etc.

Além de você se preparar psicológica e financeiramente para o intercâmbio, com um planejamento antecipado, de pelo menos um ano, você, com certeza, conseguirá ótimas promoções. Além, é claro, de ter tempo suficiente para correr atrás de toda documentação necessária e deixar tudo certinho, no ponto só de embarcar para essa nova etapa da sua vida.

Com o planejamento de pelo menos um ano, além de você ter um tempo considerável para juntar uma graninha, poderá pesquisar e se organizar para tentar bolsas em instituições para estudar no exterior, como é o caso do programa do governo Ciências Sem Fronteiras, para alunos do ensino superior nas áreas de exatas e biológicas.

Pensar bem sobre a duração do programa de intercâmbio compatível com seu bolso é outra decisão que requer tempo. Afinal, voltar dessa experiência e ainda ter uma bela dívida a pagar não está com nada. O melhor é se programar e deixar tudo zerado antes de embarcar.

Outro detalhe importante que requer tempo de pesquisa é a passagem aérea. Normalmente ela não está inclusa no pacote, pois as tarifas aéreas variam de acordo com a época da viagem e de outros detalhes. Por isso, pesquisando antes as melhores datas, companhias aéreas e destinos, você poderá economizar bastante.

Ah, e uma dica preciosa sobre a melhor forma de começar a juntar dinheiro e se organizar para o intercâmbio: pare de gastar agora mesmo!! Se privar de algumas coisinhas por um tempo parece duro, mas você verá que valerá a pena.

Comentários

    • Olá Tanya, tudo bem?
      Obrigado pela sua visita em nosso portal e por deixar comentários.
      abraços

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.