Veja 6 dicas imperdíveis para se ambientar com o inglês antes de seguir para o destino
A decisão por um programa de intercâmbio está praticamente ligada ao desejo de se obter mais conhecimento: seja o aprimoramento de um idioma, a troca de culturas, o contato com a história das nações, o aprofundamento nas relações humanas ou ainda a continuidade dos estudos. Para que todas as oportunidades geradas sejam aproveitadas ao máximo, um ponto precisa ser levado em consideração: o domínio do inglês.
Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão países falantes do idioma, como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Conseguir se comunicar e interagir em inglês já na chegada facilita a adaptação, permite maior riqueza na vivência e também a chance de escolher entre os cursos mais completos, já que muitos deles exigem níveis específicos de conhecimento.
A seguir, os especialistas Vinicius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa São Paulo e Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge English no Brasil (departamento da Universidade de Cambridge dedicado à certificação internacional de inglês), listam algumas dicas para você se preparar antes de embarcar:
1 – Seja participativo e extraia o máximo das aulas de inglês
Aproveite o momento em sala de aula para interagir com os colegas colocando em prática o aprendizado e trazendo para o exercício de conversação temas que farão parte do cotidiano, como descrever a si mesmo e seus interesses, assim como aprofundar o conhecimento do outro. Além disso, fale com o professor sobre seu objetivo e dificuldades para que ele possa trabalhar focado em atender essas necessidades. Treinar esses pontos fará com que o nível de insegurança seja menor, o que diminui as chances de retração e aumenta o preparo para desbravar o território, conhecer pessoas e habituar-se à nova rotina.
2 – Faça buscas sobre o destino em inglês
Após escolher o destino, amplie a busca de detalhes, passeios e cotidiano do local para canais que trazem informação em inglês. Dessa forma, além de entrar em contato com conteúdos produzidos por pessoas do mundo todo, você passará a ter proximidade com descrições, gírias e expressões que certamente farão parte do novo dia a dia. A familiarização com os termos e com a maneira de definir os lugares e os costumes ajudará depois no relacionamento e na interação com moradores locais ou mesmo outros visitantes estrangeiros. Ler o jornal da cidade pela internet também é uma boa forma de se aproximar do idioma e de ficar por dentro das notícias regionais.
- Principais destinos para intercâmbio
- Benefícios de escolher destinos menos populares para intercâmbio
- As 5 cidades mais legais para estudantes no mundo
3 – Treine atividades cotidianas
Coisas simples, como a leitura de um cardápio, pedir uma informação ou preencher um formulário podem representar desperdício de tempo para quem tem dificuldades com o inglês. Para evitar essa situação, busque por atividades que estimulem o treino destas tarefas de forma remota. É possível encontrar opções na internet, como a seção Learning English, que reúne mais de 80 opções de exercícios gratuitos, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho.
- Disponível no link http://www.cambridgeenglish.org/learning-english
4 – Crie um glossário com termos relevantes
Organizar bem o conhecimento é fundamental para garantir maior segurança e desenvoltura na comunicação. Ao decidir fazer um intercâmbio, comece a selecionar termos e expressões que aparecem nas aulas, filmes e músicas e mantenha um registro que possa ser rapidamente acessado. Tente focar na língua usada em interações informais e agrupe-as de acordo com a sua função (negociar, começar uma conversa, expressar interesse, discordar, etc). A Cultura Inglesa oferece um aplicativo gratuito e de fácil uso, que permite que todo o seu aprendizado fique armazenado no seu celular, Lexical Book App.
- Lexical Book (Versão Android)
- Lexical Book (Versão IOS)
5 – Aumente a sua exposição ao idioma
Hoje em dia é possível criar oportunidades para o uso do inglês mesmo antes de mudar para outro país. Através de pequenas mudanças na sua rotina, o idioma pode entrar na sua vida de maneira mais direta, aumentando a sua segurança e o seu conforto ao se comunicar. Mude a configuração do seu celular para inglês, por exemplo. Faça anotações pessoais, como listas de compras e pendências, em inglês. Mude o idioma principal do seu computador e privilegie leituras e programas de televisão na língua inglesa. Dessa forma, a imersão no idioma pode começar antes mesmo do intercâmbio.
6 – Estude a cultura do seu destino
Um dos fatores mais importantes para uma comunicação de sucesso é a sensibilização aos aspectos culturais. Ao limitar sua preparação a palavras novas e estruturas gramaticais você pode desconsiderar fatores críticos de sucesso para uma comunicação eficiente. Busque investigar, através de cursos de inglês que privilegiam o ensino da cultura, da internet e filmes, como os falantes de inglês do seu destino se comportam e como eles interagem socialmente. Muitas vezes desconhecemos regras de interações que podem garantir uma adaptação mais tranquila em um outro contexto. Aspectos relacionados à privacidade, assuntos proibidos ou inapropriados e linguagem corporal são fundamentais para uma comunicação eficiente. Comunicar-se bem vai muito além do conhecimento de vocabulário e gramática.
- Etiqueta americana: algumas das regras dos norte-americanos
- Etiqueta americana: Seja pontual
- Lidando com o choque cultural – Parte 1
Sobre Cambridge English
Cambridge English Language Assessment é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio, estruturado em níveis, para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 20 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.
Sobre a Cultura Inglesa
Com 81 anos no mercado, a Cultura Inglesa é uma associação sem fins lucrativos e a maior rede de ensino do idioma inglês não franqueada do País, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, seus professores passam por, pelo menos, 100 horas de capacitação/ano em cursos e congressos no Brasil e no exterior.
A Cultura Inglesa soma 53 unidades nos Estados de São Paulo e Santa Catarina, atendendo a mais de 80 mil alunos, com um corpo docente de mais de 500 professores e oferece uma vasta gama de atividades culturais que incluem teatro infantil e adulto, musicais, música pop e coral.