Universidade de Toronto: tudo o que você precisa saber

Imagine só estudar na terrinha das folhas de maple 🍁 e em uma instituição que está entre as 25 melhores do mundo. Demais, né? Conheça mais sobre a Universidade de Toronto!

Para quem deseja estudar no Canadá, a Universidade de Toronto pode ser uma ótima opção. A instituição é uma das mais comuns entre intercambistas, não é por acaso que possui cerca de 21 mil estudantes estrangeiros (em torno de 19% de todos os matriculados).

Uma das razões para esse grande interesse dos alunos internacionais é, claro, a qualidade da universidade. Para se ter uma ideia, de acordo com o Times Higher Education World University Rankings 2021, a instituição está entre as 18 melhores universidades desse mundão.

Em outros dois importantes rankings universitários, a posição da Universidade de Toronto ainda é bastante elevada, ocupando o 25° no QS World University Rankings e 23° no Academic Ranking of World Universities.

Em termos de empregabilidade, a UofT, sigla para University of Toronto, como também é conhecida, ocupa a 16º posição entre as instituições mundiais que oferecem mais oportunidades.

Parece um sonho, né? E tem mais, a cidade de Toronto é conhecida pela sua diversidade. Ou seja, você encontrará pessoas do mundo inteiro não apenas no seu campus, mas também em qualquer passeio pela região. 

Outra coisa que não posso deixar de mencionar é a ótima qualidade de vida e as distintas opções de entretenimento que a cidade oferece; por ser o centro financeiro do país, Toronto é, literalmente, onde tudo acontece. 

‘Tá’ curtindo a ideia de estudar por lá? Então chega mais! Hoje eu separei algumas informações que podem te ajudar nessa preparação. 

Você pode se interessar: Intercâmbio Canadá: Veja o que você precisa saber

Quais são os principais cursos oferecidos pela Universidade de Toronto?

Humor alegre. grupo de pessoas em conferência de negócios em sala de aula moderna durante o dia Foto gratuita
Imagem: Freepik

Na Universidade de Toronto, é possível estudar tanto cursos de graduação, quanto entrar em programas de pós-graduação.

Dentre os cursos de graduação, a instituição oferece mais de 700 opções, divididos em áreas como ciências humanas, ciências sociais, ciências contábeis, ciências exatas, educação física, engenharia, arquitetura e muito mais. Você pode conferir todos os programas de graduação aqui.

Em relação aos cursos de pós, existem cerca de 175 programas e mais de 300 cursos de diversas áreas, incluindo opções de mestrado e doutorado. Para conferir toda a lista, acesse aqui.

Além disso, a Universidade de Toronto oferece Programas Pré-Universitários, consistindo no English Language Transition Programs, preparatórios de língua inglesa, e no Enrichment & Summer Programs for High School Students, que são os programas de verão.

Existem bolsas para estudar na universidade?

Apesar da UofT ser pública, diferentemente das universidades públicas brasileiras, ela não é gratuita. Na verdade, os alunos pagam uma mensalidade que depende do tipo de curso e duração, podendo variar de 39 mil a 100 mil dólares canadenses. 

Para estudar no exterior, é preciso levar em consideração também todas as despesas relacionadas à estadia, como alimentação, acomodação, gastos pessoais e transportes, fora os custos envolvidos em atividades de entretenimento. 

Nesse cenário, o valor pode assustar, à princípio. Eu sei. Mas eu tenho uma boa notícia: todos os anos, a universidade abre dezenas de bolsas para estudantes internacionais. 

Os programas de bolsas mais comuns são os chamados “admission scholarships”, em que os financiamentos são concedidos aos alunos ainda no processo seletivo. 

Por sua vez, essas bolsas são baseadas no desempenho dos estudantes durante a aplicação para a universidade e, por isso, não precisam de inscrições prévias.

Outro programa bastante popular é o Lester B. Pearson International Scholarship, que oferece bolsas para alunos que apresentem ótimo desempenho escolar (ensino médio). Neste programa, o estudante tem auxílio com todos os custos relacionados ao curso, taxas, matrícula e acomodação. Bem legal, né?

Para concorrer, o aluno precisa estar no ensino médio ou ter se formado em um período máximo de 2 anos. Além disso, é necessário que o candidato comprove proficiência no inglês. As inscrições, geralmente, abrem no último trimestre de cada ano. É válido ficar atento na página oficial.

Além disso, ainda é possível tentar o programa Faculty of Applied Science and Engineering Admission Scholarships, destinado aos alunos dos cursos de engenharia, assim como o In-Course Scholarships, que trata-se de um auxílio universitário a estudantes que já estão matriculados na universidade. 

Em ambos os casos, o interessado deve ter uma excelente performance acadêmica e estar envolvido com atividades extracurriculares. Para entender como funciona, entre nas páginas oficiais linkadas acima e confira os editais.

Leia também: 8 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

Como aplicar?

Pessoas anônimas que estudam juntas Foto gratuita
Imagem: Freepik

Toronto está situada na província de Ontário, por isso, para estudar em qualquer universidade desta região, os interessados devem fazer a aplicação por meio do OUAC (Ontario Universities Application Centre), onde podem escolher a instituição que desejam.

Para estudantes brasileiros, a Universidade de Toronto solicita alguns documentos, como é o caso do certificado do ensino médio, nota do vestibular (Enem, sim podemos utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio) com excelente desempenho, prova de proficiência em inglês, além das cartas de recomendação e a famosa carta de motivação.

Se estudar em UofT é o seu desejo, leia os editais e fique atento nos períodos de abertura de bolsa, assim como todas as regras de aplicações e admissões de cada programa. 

close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!