Existe idade ideal para fazer o seu primeiro intercâmbio?

Experimento Intercâmbio Cultural indica modalidades de intercâmbio para diferentes etapas da vida

Existe idade ideal para fazer o seu primeiro intercâmbio?
Existe idade ideal para fazer o seu primeiro intercâmbio?

São Paulo, março de 2017 – Apesar de ser popular entre os jovens, intercâmbios culturais fazem parte de uma lista de objetivos comuns dos brasileiros: obter fluência em outros idiomas e colecionar experiências multiculturais. De acordo com a última Pesquisa Selo Belta, em 2015 o mercado de intercâmbio enviou 220 mil brasileiros para estudar no exterior, com faixa etária predominante entre 18 e 30 anos.

Para desmistificar a noção de que fazer um intercâmbio seja algo ligado apenas a uma faixa etária específica, a Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural no Brasil, separou opções de programas ideais para cada perfil e etapa da vida.

“Nós oferecemos programas de intercâmbio tanto para crianças de sete anos como para adultos com mais de 50 anos. Não há limite de idade algum para que se busque uma experiência rica e poderosa como essa. O importante é escolher a modalidade que melhor se adapta aos objetivos e às necessidades do viajante”, afirma Emília Miguel, gerente comercial e de operações da Experimento.

Férias no exterior para as crianças

Para os mais novos, a Experimento indica programas de curta duração, para que os pequenos tenham uma primeira experiência internacional, comecem a descobrir o mundo e abram espaço para viagens futuras, em um curso de Idiomas ou de High School, por exemplo. O mais indicado, a partir dos sete anos, são os Programas de Férias, com atividades lúdicas e recreativas e acompanhamento especializado.

Ensino Médio

Para começar a carreira profissional cedo e com o pé direito, o tradicional programa de High School, destinado a jovens de 14 a 18 anos, pode ser o caminho. “Estudar em uma escola com outros métodos de ensino e conviver com estudantes de outras nacionalidades favorece não só a formação educacional do intercambista, como também impulsiona o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Emília.

Jovens formados no ensino médio e estreando a vida acadêmica

Antes de começar os estudos na universidade, uma opção para os jovens que acabaram de se formar no ensino médio são os Cursos de Idiomas. A Experimento permite que o jovem escolha o país de sua preferência e a carga horária que deseja cursar por dia. Além disso, há a opção de cursos combinados, em que as aulas se mesclam a atividades da área de interesse do viajante, como esporte, música, dança ou design. Mas se o objetivo é iniciar logo a faculdade, os Programas Universitários abrigam opções para que o jovem assimile o idioma e, ainda, adquira um diploma profissional em universidades renomadas no exterior.

Adultos que querem aprimorar o currículo

Os Programas Universitários oferecem opções de mestrado, doutorado e MBA para todas as idades. É a prova de que até mesmo executivos de grandes empresas podem usufruir de um intercâmbio em períodos de férias ou momentos sabáticos para adquirir novos conhecimentos. Além disso, outra modalidade bastante adequada para esse público são os intercâmbios Estudo + Trabalho, que permitem que o viajante trabalhe legalmente no país de destino recebendo na moeda local, o que diminui os custos da viagem e resulta em aprimoramento das habilidades de comunicação em outro idioma no ambiente corporativo.

+50 com sede de abraçar o mundo

Os Cursos de Idiomas combinados a outras atividades são os mais indicados para quem tem mais de 50 anos e ainda não realizou o sonho de um intercâmbio cultural. As possibilidades são infinitas e incluem cursos de culinária, degustação de vinhos, artes e cultura, por exemplo, com duração de duas a 52 semanas.

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil e 84 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 35 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que inclui a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países.

Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.

Para mais informações: www.experimento.org.br.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.