Marília Maciel, em sua coluna da algumas dicas para você embarcar em um programa de intercâmbio High School. Saiba quais os Benefícios!
Não sei vocês, mas eu sempre tive vontade de estudar no exterior. Sonhava em poder frequentar uma escola norte-americana e viver aquelas histórias dos teen movies. É, mas não rolou. Na minha época essa “invenção” de estudar fora custava caro demais. Anos mais tarde, consegui sim morar e frequentar a faculdade lá fora, mas o colégio… Fiquei na vontade mesmo.
Porém, hoje em dia está cada vez mais fácil embarcar em um programa de intercâmbio e mais jovens têm a oportunidade de fazer parte do High School (equivalente ao nosso ensino médio) lá fora. Foi o caso de Luísa Russo (20) que, aos 16 anos, embarcou para uma escola canadense e amou. “Eu super indico. É uma experiência única. Enquanto você está nessa idade, vai ver as coisas de uma outra forma, vai aprender coisas que são muito importante para a formação da pessoa”, comenta a jovem estudante de jornalismo.
Quem pode fazer High School?
Se você optar por fazer o High School, poderá cursar 3, 6 meses ou 1 ano na escola estrangeira. Para realizar esse tipo de intercâmbio, você precisa ter entre 15 e 18 anos, estar cursando o Ensino Médio, ter um nível pelo menos intermediário do idioma do país escolhido, ser um bom aluno, ou seja, ter bom desempenho escolar, e apresentar referências da escola brasileira.
Ah, é claro que além dessa parte burocrática, vale lembrar que o intercambista tem que ter maturidade suficiente para encarar os desafios dessa aventura e ser bastante flexível com as diferenças culturais. Luísa Russo ressalta que é importante ter uma mente aberta, pois nem sempre você compartilhará as mesmas ideias e comportamentos, o que também contribui para o seu crescimento pessoal.
Os compromissos do High School:
- Não preciso mencionar que o intercambista sabe que está indo estudar, né?! Não é um ano de férias, por isso, é preciso frequentar as aulas todos os dias;
- Ele também precisa ter boas notas, sempre acima da média exigida pela escola estrangeira, de modo a permitir a equivalência de seus estudos no Brasil;
- Tem que ajudar na casa em que mora. Nada de achar que está em um hotel. É preciso ajudar nas tarefas domésticas, respeitar e cumprir as regras da escola e da família com a qual está vivendo, bem como as leis do país e regulamentos do intercâmbio;
- E claro, tem que saber controlar os gastos, afinal, se sua mesada acabar vai ficar complicado, uma vez que seu visto não permite trabalho, somente estudo.
Benefícios do High School:
- Fazer novos amigos e aprimorar um novo idioma;
- Conhecer outra cultura e estilo de vida;
- Ter acesso à educação globalizada;
- Amadurecimento, independência, crescimento pessoal e senso de responsabilidade e cordialidade;
- Futuro currículo com diferencial.
Antes de embarcar nessa aventura, planeje-se com bastante antecedência. Procure uma agência de intercâmbio de sua confiança e tenha certeza de que é esse tipo de programa que você quer fazer.
Até a próxima! 😉