Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários

Saiba como trabalhar no Canadá e ter uma carreira internacional.

Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários
Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários

Muitos brasileiros têm escolhido o Canadá como país de destino para morar no exterior. Além de muito procurado por alunos de intercâmbio, o Canadá também sido a escolha de profissionais brasileiros com experiência. Se você quer saber como trabalhar no Canadá, hoje vamos te contar tudo.

Como trabalhar no Canadá

O Canadá é um país de imigrantes e que possui uma política de imigração receptiva para profissionais qualificados e que dominem o inglês ou francês.

As empresas multinacionais são receptivas aos trabalhadores estrangeiros e o país é bastante multicultural. Existem algumas formas de saber como trabalhar no Canadá, são elas:

  • Convite de emprego para o visto de trabalho;
  • Pedido de imigração;
  • Combinação entre trabalho e estudo;

Veja quais as 10 profissões mais requisitadas para imigração no Canadá.

Visto de trabalho para morar no Canadá

Uma das formas de trabalhar no Canadá é enviando seu currículo para as vagas de emprego no país e ser aceito por uma empresa canadense. As empresas que estão dispostas a patrocinar o visto para o Canadá arcam com o processo burocrático para contratação.

O visto para trabalhar no Canadá é concedido pelo programa Labour Market Impact Assessment (LMIA). Para conseguir uma vaga, os candidatos brasileiros devem buscar as vagas abertas no Job Bank. Atualmente são mais de 101 mil vagas abertas no portal.

Veja também as vagas no Canadá abertas no portal Indeed, com os cargos, salários e empresas.

Etapas de contratação

Para contratar um trabalhador estrangeiro, a empresa canadense terá que provar que não há um canadense apto para a função e que precisa de um profissional do exterior para exercer a função.

Após a aprovação do governo, o profissional poderá obter o visto de trabalho para o Canadá. O visto é temporário e está ligado ao tempo de duração do contrato do trabalhador com a empresa canadense.

Conheça as melhores empresas para se trabalhar no Canadá.

Quebec

É importante saber que algumas regiões do Canadá estão mais abertas a contratação de profissionais estrangeiros por terem demanda em algumas áreas. É o caso da província de Quebec.

Constantemente há missões de recrutamento no exterior para contratar profissionais estrangeiros com formação e qualificação em uma determinada área. Saiba mais no site.

Express Entry

Outra forma de imigrar para o Canadá é através do Express Entry. O programa do governo canadense escolhe pessoas qualificadas para moraram no Canadá.

Os candidatos brasileiros que querem morar e trabalhar no Canadá precisam criar um perfil no site do Governo Canadense. Os interessados devem ter testes de proficiência em inglês ou francês para estarem aptos as candidaturas.

O perfil dos candidatos são pontuados pelo Canadá e os mais bem colocados são convidados a pedir o visto permanente. É um processo que pode demorar alguns meses e necessário ter paciência.

Os brasileiros e estrangeiros com até 35 anos de idade e ativos no mercado de trabalho são os perfis mais desejados. Além do domínio de um dos idiomas falados no país: inglês ou francês.

Veja todos os requisitos no site de Imigração do Canadá.

Estudar e trabalhar no Canadá

Outra forma de morar no Canadá é através do programa “Post-graduation work permit” para os alunos estrangeiros que terminaram um programa de estudo no Canadá através de uma escola credenciada pelo governo do país. Os alunos que desejam ter uma experiência internacional e trabalhar no Canadá são elegíveis.

Requisitos necessários:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter estudado em uma instituição de ensino cadastrada (grau acadêmico);
  • Duração de pelo menos 8 meses de estudo;
  • Ter um diploma ou certificado;
  • Ter mantido o status de estudante em período integral no Canadá;

O período máximo de autorização de trabalho nessa modalidade é de três anos. Saiba mais sobre o programa no site do Governo Canadense.

Descubra o perfil de imigrante que o Canadá está buscando.

Valores do visto

O valor do visto para o Canadá é de $ 155 dólares canadenses (cerca de R$ 445,00 reais). Saiba mais sobre as taxas no site.

Salários no Canadá

Os salários no Canadá variam de acordo com a província (estado). O valor é calculado por hora. Alberta e Ontario possuem os valores mais altos. Já os salários médios anuais em todo país é $ 51.000,00 (dólares canadenses) por ano, cerca de £ 4.250,00 por mês.

Província

Valor mínimo por hora:
Alberta

$15.00

British Columbia

$13.85

Manitoba

$11.35

New Brunswick

$11.50

Newfoundland & Labrador

$11.40

Northwest Territories $13.46
Nova Scotia $11.55
Nunavut

$13.00

Ontario $14.00
Prince Edward Island

$12.25

Quebec

$12.50

Saskatchewan

$11.06

Yukon

$12.71

Fonte: Retail Council.

Confira o gráfico dos salários no Canadá:

Leia também: Canadá precisa de mais imigrantes, afirma relatório.

Cidades mais escolhidas

As cidades mais escolhidas pelos estrangeiros que chegam para morar no Canadá são:

  1. Vancouver
  2. Toronto
  3. Calgary
  4. Montreal

Entretanto morar em cidades do interior, mas próximas dos grandes centros, também pode ser uma ótima opção com custo de vida mais baixo.

Metas e planejamento para morar no Canadá

Agora que você sabe as formas de como trabalhar no Canadá é importante dizer que essa deve ser uma meta de vida. Você precisa ter muito planejamento e paciência.

É processo longo, cansativo e que você precisa estar muito focado nos detalhes. Leia bastante, se informe sobre as formas de visto para morar no Canadá e planeje tudo com a sua família.

Morar fora: mudar não é tão difícil quanto aceitar que algo acabou.

Outra dica importante é: guarde dinheiro para a mudança e não conte sobre o processo que está fazendo para ninguém. Planeje, crie metas e não conte para ninguém. É melhor esperar tudo dar certo para poder contar as pessoas. Dessa forma ninguém te cobra e você não se frusta.

Acredite em você e no seu potencial. Morar fora é uma experiência incrível e que pode ser de muito aprendizado. O Canadá é país com muita qualidade de vida e pode ser o lugar perfeito para recomeçar e criar uma família, mas para isso, é preciso bastante planejamento e força de vontade.

Boa sorte nessa nova etapa e conte com o site Vagas pelo Mundo com dicas sobre morar no exterior e textos sobre morar fora do escritor Cláudio Abdo que irão acalmar seu coração!

Trabalhar no exterior: os países que mais recebem brasileiros.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o voucher de desconto.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

 

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.