Se você possui formação em engenharia e quer imigrar para o Canadá, saiba que é possível dar a sua família e a si mesmo uma melhor qualidade de vida. Com a experiência de trabalho certa e qualificações comprovadas, você consegue se mudar para o país da América do Norte e aproveitar as excelentes oportunidades de emprego por lá. Saiba tudo sobre como imigrar para o Canadá como engenheiro.

Imigrar para o Canadá como engenheiro

O Canadá é um destino muito frequente de estrangeiros que buscam uma melhor qualidade de vida. Para se ter uma ideia, os níveis de imigração planejados para os próximos anos são impressionantes. Em 2022 o país deve receber mais de 430 mil novos moradores, em 2023 o número aumenta e chega aos 447.055 e em 2024, o governo canadense espera que pelo menos 451.000 estrangeiros queiram se mudar para o Canadá.

Então, se você tem o que é preciso para imigrar para o Canadá como engenheiro, fique por aqui para descobrir os vários tipos de empregos de engenharia para imigrantes e como trabalhar como engenheiro no Canadá segundo o portal CanadianVisa.org.

Motorista de caminhão no Canadá: como imigrar para o país.

Por que trabalhar como engenheiro no Canadá?

Existe atualmente uma alta demanda por profissionais da área de engenharia no Canadá. E isso acontece por conta da escassez de habilidades nas províncias (estados) e o que é ainda melhor, os empregadores canadenses estão dispostos a pagar salários mais altos por profissionais com as habilidades certas.

Além disso, o Canadá conta com vários caminhos de imigração no campo da engenharia, como engenharia civil, engenharia de software, engenharia elétrica e engenharia mecânica. Sem contar que, segundo o portal Talent.com, um engenheiro de meio de carreira pode ganhar em média $ 79.944 por ano ou $ 41 por hora.

Já para vagas em nível básico, um engenheiro no Canadá pode começar ganhando $ 60.450 por ano, enquanto os trabalhadores mais experientes podem ganhar até $ 120.000 por ano.

Porém, mesmo que os salários sejam bastante atraentes, um engenheiro no Canadá pode aproveitar de outros benefícios como: acesso a educação básica gratuita, saúde pública gratuita e segurança. Para completar, os trabalhos de engenharia no Canadá para imigrantes ficaram muito mais fáceis, já que os estrangeiros podem selecionar as províncias/territórios escolhidos em que gostariam de se estabelecer.

Leia também: Universidades mais baratas do Canadá para estudantes internacionais.

Empregos em engenharia no Canadá mais bem pagos

As informações abaixo estão no Canada Job Bank, destacando vários fatores que achamos que seriam úteis para imigrar para o Canadá como engenheiro. Confira quais áreas da engenharia são bem valorizadas no Canadá:

Engenheiro Biomédico (NOC 2148)

Um engenheiro biomédico recebe, em média, entre $ 24,09/hora e $ 66,67/hora. Para atuar profissionalmente, é necessário ter diploma de bacharel em engenharia biomédica e um mestrado ou doutorado em uma disciplina de engenharia relacionada podem ser necessários.

Emprego para estrangeiro no Canadá: trabalhos para quem não têm experiência.

Engenheiro de Projetos (NOC 2131)

Um engenheiro de projetos ganha entre $ 26,44/hora e $ 62,98/hora e entre os requisitos educacionais estão ter um diploma de bacharel em engenharia de projetos e um mestrado ou doutorado em uma disciplina de engenharia relacionada podem ser necessários.

Engenheiro Civil (NOC 2131)

Com uma faixa salarial entre $ 26,44/hora e $ 62,98/hora, para atuar como engenheiro civil no Canadá é necessário ter um diploma de bacharel em engenharia civil e um mestrado ou doutorado em uma disciplina de engenharia relacionada podem ser necessários.

Engenheiro Mecânico (NOC 2132)

Um engenheiro mecânico no Canadá ganha entre $ 28,37/hora e $ 62,50/hora e, para atuar no país, é necessário ter um diploma de bacharel em engenharia mecânica e um mestrado ou doutorado em uma disciplina de engenharia relacionada podem ser necessários.

Engenheiro de Software (NOC 2173)

Com um salário que varia entre $ 28,37/hora e $ 62,50/hora, trabalhar como engenheiro de software no Canadá exige um diploma de bacharel em engenharia de software e um mestrado ou doutorado em uma disciplina de engenharia relacionada podem ser necessários.

Vagas de TI em Calgary: 1.000 oportunidades de emprego no Canadá.

Trabalhar no Canadá como engenheiro sendo imigrante

Como você pode ver, há uma grande variedade de empregos de engenharia no Canadá para imigrantes. Essa disponibilidade permitirá que os estrangeiros trabalhem para um futuro sustentável de longo prazo para si e suas famílias. No entanto, é importante que os candidatos façam uma extensa pesquisa antes de decidir viver e trabalhar em uma província ou território canadense.

Isso porque o Canadá conta com muitos caminhos de imigração e programas e é, sem dúvida, um dos países onde o processo de imigração é melhor entendido quando tem uma ajuda profissional. Por isso, não hesite em contactar um Consultor Regulamentado de Imigração Canadense (RCICS) para aconselhamento profissional e orientação durante todo o processo.

Não deixe de ler: 10 melhores empregos no Canadá sem diploma.

Programas de imigração disponíveis para engenheiros no Canadá

O Express Entry é um sistema online baseado em pontos projetado para gerenciar aplicativos de imigração – a ideia é gerar resultados de imigração rápidos – isso explica por que é o caminho de imigração mais popular. O sistema Express Entry compreende três programas de imigração:

  1. Canadian Experience Class
  2. Federal Skilled Worker Program
  3. Federal Skilled Trades Program

O que é o Sistema de Classificação Abrangente do Canadá?

Você deve criar um perfil do Express Entry e receber um Invitation to Apply (ITA) antes de poder se inscrever diretamente em um dos streams do Express Entry. Você pode marcar 600 pontos e ganhar 600 pontos adicionais se tiver uma pontuação alta em outros fatores favorecidos pelo governo canadense.

Entre os principais critérios e que mais concedem pontos estão:

  • Idade
  • Proficiência no idioma (inglês e francês)
  • Nível de Educação (dentro e fora do Canadá)
  • Experiência de trabalho (dentro e fora do Canadá)
  • Emprego que conseguiu
  • Nomeação provincial alcançada
  • Irmãos que vivem no Canadá como residentes/cidadãos permanentes
  • O perfil do seu cônjuge (se casado)

Programa de Nomeação Provincial (PNP)

O PNP é dirigido por províncias : o programa é usado como um filtro pelos funcionários canadenses para selecionar os melhores talentos globais no exterior – a ideia é que os estrangeiros preencham a escassez de habilidades dentro de uma província.

Por sua vez, os trabalhadores qualificados podem ter que obter uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) do funcionário canadense. Um LMIA positivo mostraria que seu funcionário está autorizado a contratar um trabalhador estrangeiro qualificado.

Solicite o PNP através do Express Entry

Você pode solicitar o PNP através do sistema Express Entry das seguintes maneiras:

  • Crie um perfil do Express Entry que mostre a província ou território do qual você deseja uma indicação. A província ou território irá informá-lo para se inscrever através de seu fluxo.
  • Como alternativa, você pode entrar em contato diretamente com a província ou território e solicitar uma indicação no fluxo do Express Entry. Depois de receber uma indicação, você pode criar um perfil do Express Entry que mostre que recebeu uma indicação.

Dica importante: seja sempre honesto ao fornecer as informações em seu perfil do Express Entry ou em sua inscrição. Forneça sempre os documentos comprovativos necessários para validar as suas informações na sua candidatura. Se o oficial de imigração suspeitar que você foi desonesto, seu pedido será rejeitado imediatamente.

Vagas na TELUS no Canadá: 8.500 oportunidades no país.

Imigrar para o Canadá como engenheiro: como se inscrever

Todos os programas de imigração do Canadá exigirão que você siga estas etapas se estiver solicitando residência permanente no Canadá:

  • Etapa 1: verifique se você atende aos critérios do programa (e aos requisitos do trabalho);
  • Etapa 2: verifique sua pontuação no Comprehensive Ranking System (CRS) – no sistema Express Entry ou em outros programas baseados em pontos;
  • Passo 3: Reúna seus documentos com antecedência e deixe-os prontos;
  • Etapa 4: crie seu perfil online do Express Entry;
  • Etapa 5: Inscreva-se no programa mais adequado, pague as taxas de inscrição e envie sua inscrição.

Estudar e morar no Canadá: os melhores lugares do país para estudantes.

Imigrar para o Canadá como engenheiro

Com pesquisa completa e ajuda profissional, você pode conseguir o emprego dos seus sonhos como engenheiro no Canadá mais cedo do que imagina. Como você pode ver, a engenharia é uma indústria ampla com muitas ramificações e existem muitas oportunidades de emprego para engenheiros no Canadá. Tenha em mente que a demanda pode variar de província para província.

Busque sempre ajuda jurídica e profissional e não deixe de acessar e procurar informações em portais de imigração oficiais do Canadá. Boa sorte!

*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil:

Todas as informações contidas nesta publicação pertencem ao site da Vagas Pelo Mundo.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.