Mudanças na viagem para o México. A partir do dia 18 de agosto de 2022 (quinta-feira), os cidadãos brasileiros que forem viajar para o México precisam solicitar visto impresso no passaporte para entrar no país. Confira tudo o que você precisa saber sobre o visto para o México e como deve proceder para solicitar o documento de viagem.

Visto para o México para brasileiros passa a ser exigido

O visto para o México passa a ser exigido dos cidadãos brasileiros a partir do dia 18 de agosto de 2022. A informação foi publicada pela Agência Brasil (EBC) que mostra que o país da América do Norte vai exigir que os viajantes brasileiros tenham que apresentar um visto físico e que esteja impresso no seu passaporte.

Até hoje, para entrar no México era necessário apenas uma autorização eletrônica que era emitida através do site do Instituto Nacional de Migração do país. A necessidade de solicitação de visto para o México por brasileiros foi anunciada pela Secretaria das Relações Exteriores (SRE) do país.

Imigrar para trabalhar na Europa: novas regras em países europeus.

Como solicitar o documento de viagem

Para fazer a solicitação do visto para entrar no México, os cidadãos brasileiros vão precisar realizar um agendamento no site da SRE. Após fazer o agendamento, o solicitante precisa se dirigir a um Consulado Mexicano que foi indicado no momento da marcação e é necessário apresentar os documentos solicitados.

A partir de hoje, os cidadãos brasileiros passam a ter que cumprir os requisitos que estão publicadas nos portais eletrônicos nas representações consulares mexicanas. Através de uma nota, o governo do México disse que “Essas ações buscam fortalecer a migração segura, ordenada e regular e erradicar as campanhas de desinformação que lucram com os migrantes”.

Leia também: Visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.

Quem está isento ao visto

Para alguns casos o visto para o México físico no passaporte não é exigido. Os cidadãos que possuam autorizações de residência ou documentos que comprovem a residência permanente nos seguintes países estão isentos: Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido e Irlanda.

Além destes, pessoas que comprovem residência nos países do Espaço Schengen e países-membros da Aliança do Pacífico também não precisam solicitar o visto para o México.

O Espaço Schengen é composto por países europeus onde os controles de fronteira e de alfândega são mais relaxados ou até inexistentes. O bloco é composto por Áustria, Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.

Já os países que compõem a Aliança do Pacífico são Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru, além do México.

Permissão de trabalho na Espanha: mais facilidades para estrangeiros.

Como fazer o visto para o México

Agora que você já sabe da exigência de visto para o México, acesse o portal do Instituto Nacional de Migração do México. Aproveite para acessar outros portais oficiais do governo mexicano listado abaixo:

Destinos no México mais procurados

O México é um dos destinos de praia mais procurados pelos brasileiros, porém o país tem muito mais a oferecer além das praias. Com muita história e lugares incríveis para visitar. Entre uma das atrações do México mais incríveis é o Chichén Itzá, as ruínas maias em forma de pirâmide. Além das praias maravilhosas de Cancún e os cenotes. Confira a lista dos lugares mais visitados no México:

  • Cancún
  • Acapulco
  • Playa del Carmen
  • Isla Mujeres
  • Palenque
  • Chetumal
  • San Cristóbal de las Casas
  • Barrancas del Cobre
  • Tulum
  • San José del Cabo

Checklist viagem: uma lista completa para te ajudar.

Seguro viagem internacional para o México

Antes de viajar para o México é fundamental que os turistas façam um seguro viagem internacional. Desse modo, você está coberto em caso de doença ou acidente no exterior. O seguro de viagem internacional cobre as despesas médicas e hospitalares das suas férias, além de incluir a cobertura por extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais. Confira as melhores opções de preços de seguro viagem no site Seguros Promo.

Cenotes no México

O México possui muitas belezas escondidas e uma das mais incríveis são os cenotes. Os cenotes são como grutas ou cavernas, porém são cheios de águas, formando maravilhosos poços de água cristalina. Existem muitos guias turísticos no México que promovem passeios até os cenotes do México e muitos hotéis também levam os visitantes diretamente aos melhores e menos cheios, eles são pagos, mas os valores são acessíveis. Para conseguir as melhores fotos e uma experiência incrível é preciso chegar cedo (logo no primeiro horário) e evitar viajar nas épocas mais disputadas.

Entre os melhores cenotes do México estão:

  • Cenote Ik Kil, Yucatán
  • Cenote Suytun, Valladolid
  • Cenote Zací, Valladolid
  • Cenote Azul, Quintana Roo
  • Cenote dos Ojos, Tulum
  • Gran Cenote, Tulum
  • Cenotes de Cobá: Tamcach-Há e Choo-Há, Cobá
  • Cenote Xkeken, Yucatán
  • Cenote Chaak Tun, Playa del Carmen

Importante saber que existem horários de abertura e encerramento, além de regras de utilização nos cenotes. Por exemplo, o uso de protetores solares devem ser biodegradáveis, não é permitido comer e o uso de equipamentos precisa ser autorizado, como o snorkeling.

Trem da Tequila no México: Jose Cuervo Express volta a funcionar.

Visto para o México: conclusões

O México é um destino incrível de férias em família ou em casal. A melhor época para visitar o México é nos meses de fevereiro, março e abril. Se você está programando uma viagem para o México, não esqueça de solicitar o visto de entrada no país e ler todos os documentos necessários. Tenha uma boa viagem!

Descubra quais as 6 piscinas mais bonitas e ‘instagramáveis’ do mundo.

*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se no canal. Toda semana tem conteúdos novos por lá:

Todas as informações contidas nesta publicação pertencem ao site da Vagas Pelo Mundo.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.