As principais dúvidas de quem busca imigrar para Portugal

* Cristina Maya

Cris 26.04
Cris 26.04

* Cristina Maya

O canal Vamu Ver! no YouTube nasceu justamente dessa paixão por viajar, conheci alguns países e queria transformar essa experiência em dicas, porque eu tinha a intenção de mostrar os lugares para as pessoas. Decidimos conhecer Portugal em 2016 e fomos para Lisboa e Algarve. Em dado momento surgiu a oportunidade de viver no país e conseguimos a permissão através do Visto de Residência D7, que é nomeadamente para aposentados, pensionistas e pessoas com renda passiva, e em 2018 fizemos a nossa mudança definitiva.

Atualmente, muitos brasileiros imigram para Portugal por diversos motivos, sobretudo por ser um lugar onde as pessoas utilizam o mesmo idioma (com alguma diferença linguística é claro) e pela facilidade para a obtenção de um visto, cuja regularização da permanência é muito menos burocrática do que em outros países. Nos últimos anos houve uma grande quantidade de brasileiros que decidiu se mudar para as terras lusitanas e a tendência é que continue assim por algum tempo.  

Entre as principais vantagens de morar no país está a segurança. É claro que existem episódios de violência e delitos, mas ainda assim os números são bem inferiores e desproporcionais comparados com os do Brasil. Outro benefício é o custo de vida, uma vez que o salário-mínimo em Portugal em 2021 é de € 665,00 que equivalem a aproximadamente R$ 4.000,00. O valor é o mínimo necessário para viver de maneira confortável e ter uma vida digna, sem exageros de consumo no país.

Já ouvi relatos de que Portugal não é um país receptivo para estrangeiros, mas nos três anos que vivo aqui, nunca passei por qualquer tipo de situação delicada como essa. Sempre fomos e somos muito bem recebidos. Temos seguidores do nosso trabalho que vivem aqui, temos uma comunidade brasileira bem coesa, é a família Vamu Ver! . Ainda assim, a dica para quem gostaria de viver em outro país é saber chegar nesse local entendendo que existem outras culturas e costumes, e saber também se portar diante dessas diferenças. A postura respeitosa é fundamental para qualquer pessoa que pretenda imigrar.

Embora o idioma seja o mesmo e as pronúncias até semelhantes, o sotaque português pode ser difícil inicialmente, mas com o tempo fica fácil entender e é possível até começar a incorporar o vocabulário local.

Em contrapartida, a temperatura é bem diferente. Em Portugal faz calor apenas por 4 meses, a começar em junho e indo até outubro, época em que temos de aproveitar o sol que se põe lá pelas 21h em alguns países da Europa. O restante do ano é frio e ventoso, o que dificulta no período de férias e no aproveitamento dos momentos ao ar livre. Além disso, as praias do país têm águas extremamente frias.

Para aqueles que desejam se mudar definitivamente, uma boa notícia é que o mercado de trabalho em Portugal é rico, mas para muitos empregos é necessário experiência e boas referências. Saber a língua inglesa é um ponto fundamental para quem pretende trabalhar nas metrópoles e ter contato direto com turistas internacionais. Por isso muitos imigrantes trabalham em restaurantes, como garçons e na cozinha, além disso existe uma grande demanda de motoristas de aplicativo, no setor de festas, eventos e na construção civil.

Infelizmente, nos últimos dias os números da COVID-19 aumentaram no país, devido a alguns eventos que ocorreram na região norte. Não somente mais pessoas foram contagiadas, mas também aumentaram as mortes e por conta disso o governo decidiu por fazer um cerco sanitário em volta de Lisboa, o que afetou também as cidades próximas. E Portugal foi um país referência e elogiado no quesito de combate ao vírus.

Ainda assim, a vacinação está acontecendo de forma gradual. Em um único momento houve uma paralisação por conta da logística. Uma vez que Portugal faz parte da União Europeia é necessário aguardar os órgãos responsáveis da distribuição das vacinas e demais procedimentos locais.

Eu moro na região metropolitana de Lisboa, uma cidade chamada Seixal e é difícil dizer qual é o lugar mais bonito de Portugal. Algarve, por exemplo, uma região ao sul do país é maravilhosa, com muitas praias e bastante movimento no verão, que é a temporada atual. Convido a todos a conhecerem um bocadinho do Seixal, iniciamos recentemente no canal Vamu Ver! no YouTube uma série intitulada “Conheça o Seixal em Portugal” espero que gostem.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores em novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver! Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e a experiências de uma brasileira no exterior. Devido a parcerias com agencias e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estada, além de vídeos com passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Para mais informações, acesse: