Morar no Exterior: 7 dicas

Veja 7 coisas que você precisa saber quando for mudar para uma casa com outros estrangeiros.

7 dicas para morar no exterior
Morar no Exterior

1 – Mostre que você sabe alguma coisa sobre o país deles.

É sempre legal você mostrar algum conhecimento sobre o país de onde seus novos “flatmates” vem. As pessoas sentem-se orgulhosas quando você fala alguma coisa sobre o país delas, então, tenha certeza que você ira contar alguma coisa legal, assim vocês podem iniciar uma conversa e consequentemente uma amizade. Se você não sabe nada sobre os países deles, não diga nada.

Pesquise e da próxima vez mostre que você sabe “alguma coisa”. Seja, também, o advogado do seu próprio país. Algumas pessoas terão pontos de vista e opiniões formadas sobre seu próprio país então se você disser coisas legais e ensinar aos outros quais são as coisas boas, eles terão outra visão sobre o que já pensam. Assim, tenha certeza que seus conterrâneos irão ficar orgulhosos.

2 – Cozinhe para eles de vez em quando.

Todo mundo ama ser paparicado de vez em quando e com os flatmates não é diferente. Uma vez eu morei em East Dulwich (South London) numa casa excelente, onde todo mundo cozinhava e a atmosfera era maravilhosa. Então se você realmente quer conhecer as pessoas com quem mora e mostrar consideração para com elas, faça um bom jantar! As pessoas irão ficar felizes juntas e a conversa irá fluir. Isso vai quebrar o gelo e fazer com que todos fiquem mais unidos.

3 – Convide seus flatmates para tomar um drink.

Sair para um novo ambiente irá fazer maravilhas para a sua nova amizade. Qualquer que seja o tipo de bebida que vocês irão tomar – alcoólicas ou não – a amizade será desenvolvida a partir dali. Estar longe de casa irá despertar novos assuntos e vocês irão descobrir se tem coisas em comum ou não.

4 – Perguntem sobre as regras da casa (se elas existirem).

Assim que as apresentações forem feitas, é hora de partir para as regras da casa. Ninguém faz isso e parece muito óbvio? Mas não é. Pergunte as pessoas da casa sobre as regras que você precisa saber. Que horas as pessoas costumam tomar banho pela manhã? Quais são os hábitos deles em relação a comida ou a que horas cozinham? Trazem amigos durante a semana? Fazem festa? A que horas normalmente assistem TV?

Há muitas histórias de pessoas que acabam brigando pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Dividir casa com outras pessoas é como um casamento sem sexo! Vocês cozinham juntos, vivem juntos e acabam desenvolvendo sentimentos um pelo outro, você só não dorme com seus flatmates. Não tenha vergonha de perguntar as regras. Isso irá mostrar que você tem consideração e maturidade para conviver com outras pessoas.

5 – Tenha certeza que você entende as expressões idiomáticas.

As pequenas coisas que ninguém lhe fala ou que alguém falou e você não entendeu é o que vai acabar com as amizades. Isso aconteceu comigo com uma mensagem de texto. Recebi uma mensagem pelo celular que dizia ‘good for you’ e eu não conhecia. Os ingleses usam essa expressão quando você realiza alguma coisa ou quando você faz alguma coisa boa, o que significa que eles estão desejando parabéns pelo que você alcançou.

No Brasil, há uma expressão similar mas que é irônica dependendo a entonação utilizada e que tem um significado completamente diferente. Eu tinha uma amiga que gostava muito e assim que consegui meu primeiro emprego em Londres mandei uma mensagem informando a novidade. Ela me respondeu na mesma hora, dizendo ‘good for you’. Eu não conhecia a expressão em Inglês e acabei levando para o lado errado, achando que ela estava com inveja já que eu consegui o emprego e ela não. Não escrevi mais para ela, que depois de uma semana me mandou outra mensagem, perguntando se estava tudo bem e porque eu não havia respondido mais.

Depois de um mês, eu ainda estava chateado com ela até que nos esbarramos na rua e ela veio me questionar o porquê de não retornar suas ligações. Falei para ela de um jeito muito bravo o quanto eu estava com chateado pelos ciúmes dela e quando mencionei a mensagem ela me explicou o que ela realmente queria dizer. Esta foi mais uma lição aprendida. Depois disso, eu sempre pedia para as pessoas me explicarem mais uma vez qualquer coisa quando não estendia uma questão, antes de ficar irritado de novo.

Então, se você está em outro país (qualquer que seja) e está aprendendo a língua, você precisa saber que há expressões que traduzidas parecem ter o mesmo significado que no seu país, mas, na verdade, elas significam algo completamente diferente. Eu acredito que se você está lendo este post, você nunca vai chegar a este estágio porque já está sendo alertado antes de acontecer com você. Mas, se isso acontecer, peça uma explicação, assim você nunca irá ficar chateado por nada.

6 – Limpe depois de usar.

Nao tem nada mais chato do que querer usar o banheiro e encontrar a pia ou banheira sujas ou mal limpas pelo seu flatmate. Parece uma coisa lógica? Sim, parece, mas nem todo mundo entende assim. A coisa mais nojenta é você querer tomar banho e encontrar um monte de cabelo. Amizade tem barreiras e elas não devem ser cruzadas. Respeito é tudo quando se trata de morar com outras pessoas. Se você escovar seus dentes, tenha certeza de remover todas a pasta de dentes da pia. Você nã0 gostaria de encontrar uma pia toda suja né? Então porque você faria isso? A mesma regra se aplica para a louça. A louça, na verdade, é a questão número 1 quando você divide casa.

7 – Dê espaço para os seus flatmates.

Assim como você adora conversar com seus flatmates e ser amigável, as pessoas às vezes querem ter seu próprio espaço, ficar em silêncio e quietas em seu próprio mundo. Elas querem assistir TV sem serem perturbadas, querem prestar atenção em um documentário e não estão interessadas no caso de amor da sua tia naquele momento. Você precisa aprender isso, assim ficará mais fácil de manter um relacionamento – dando espaço e tempo para eles – mesmo que você esteja no mesmo quarto – isso fará a vida ainda mais harmoniosa para todo mundo.

Créditos da imagem: Visist Ireland

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.