Intercâmbio para Japão: Bolsas de Estudos

Veja as oportunidades que algumas instituições oferecem para estudantes brasileiros que desejam desenvolver o idioma japonês através de um programa de intercâmbio para Japão.

Intercâmbio para Japão: Bolsas de Estudos
Intercâmbio para Japão

Comparado com o Brasil, o Japão é localizado do outro lado do mundo, para você ter uma ideia essa distância é de aproximadamente 20 mil quilômetros. A cultura oriental, diferente da ocidental em muitos aspectos, principalmente se tratando do idioma e do fuso horário que é de 12 horas de diferença comparado com o do Brasil. Mesmo com tantas as diferenças a procura pelos estudos na terra do sol nascente (termo utilizado para o país) vem se tornando uma oportunidade para muitos jovens.

Entre as tantas experiências e possibilidades que o país oferece, existe também a rigidez do ensino e a receptividade do povo. No Japão, os estudantes começam a estudar as 7h30 da manhã e só saia da escola às 15h da tarde. Nesse período, entre uma disciplina e outra, existe uma pausa para uma hora de leitura, horário do almoço e também a limpeza da classe. Sim! Isso mesmo até limpeza e a organização do ambiente de estudos.

Segundo uma matéria que saiu no site do Terra – Japão: intercâmbio custa 1 ano de escola no Brasil, mas compensa a estudante Mariana Kamimura, diz: Sim, nós que tínhamos que limpar nosso ambiente de estudo, conta, destacando que cada dia um aluno era responsável por algo – varrer o chão, limpar a janela, retirar o lixo, por exemplo. Além disso, a hierarquia dentro da escola chamou atenção da aluna, acostumada com a camaradagem entre estudantes e professores no Brasil: “Lá professor era professor e aluno era aluno, não existia nenhuma relação de amizade, somente de respeito”, afirma.

Para quem já possui o básico da língua, e deseja desenvolver mais o idioma é conselhável o programa de High School. Para o estudante que já conhece o básico do idioma é uma grande vantagem, porque terá  uma grande facilidade para se aprimorar o idioma ficando mais fácil de conquistar o nível mais avançado de leitura e interpretação, sem falar do amadurecimento e da experiência cultural.

Por onde eu devo começar?

Abaixo listamos algumas instituições que possui informações sobre os diferentes tipos de bolsas de estudos para brasileiros em Universidades Públicas no Japão. E também alguns sites confiáveis para realizar pesquisas sobre documentações, traduções e Juramentados. Outras dicas importantes e que o estudante deve ter em mente são:

Como estudar por conta própria?

Para aqueles que tenham interesse em estudar por conta própria poderá ,encontrar informações sobre bolsas de estudos no Japão através do site: http://www.jasso.go.jp/study_j/scholarships.html

Sobre o Consulado Geral do Japão – São Paulo

O Governo do Japão através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia oferece seis tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas de estudo são intermediadas pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, desde 1956. Para cada bolsa há um processo seletivo distinto. Veja o que cada uma oferece e leia atentamente as informações adicionais através do site: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm

Sobre o Centro Cultural Informativo do Japão – Rio de Janeiro

Para o estudante que resida no Rio de Janeiro, é possível ir pessoalmente ao Centro Cultural Informativo do Japão, onde são disponibilizados guias e prospectos de universidades. O Centro Cultural e Informativo está situado no edifício Palácio Austregésilo de Athayde da Academia Brasileira de Letras no centro do Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Wilson, 231 salas 1503 e 1504 no Castelo.Veja o site oficial: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp

Sobre as bolsas da Fundação Japão e do Jet Programme

Já no site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, você pode ter acesso as informações sobre as bolsas da Fundação Japão e do Jet Programme (Japan Exchange and Teaching Programme – Programa Japonês de Intercâmbio e Ensino), onde jovens estrangeiros são convidados a atuar nas repartições públicas dos governos locais. Mais informações através do site: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/

Sobre Documentos

Sobre às bolsas oferecidas pelo Governo do Japão, você pode consultar informações sobre a relação de documentos necessários através do site: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html

Sobre Tradutores e Juramentados

Se você precisa de informações sobre tradutores e juramentados basta acessar o site: http://www.br.emb-japan.go.jp/enderecos_uteis.html e localizar a instituição da sua região onde reside ou pelos telefones disponíveis.

Vídeos sobre a vida no Japão

Veja alguns dos vídeos que listamos de outros estudantes que participaram de programas de intercâmbio no Japão, compartilharam as dicas e experiências de vida no dia a dia.

Image courtesy of domdeen at FreeDigitalPhotos.net

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.