
No contexto do programa “Bienvenue en France”, cujo objetivo é melhorar as condições de acolhimento e recepção de estudantes internacionais na França, a Embaixada da França no Brasil oferecerá mais de 60 bolsas parciais aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que estejam participando do processo de candidatura às universidades públicas na França, nos níveis da graduação (Licence) e pós-graduação (Master).
As bolsas serão concedidas sob o critério de excelência acadêmica. Serão analisados os históricos escolares, testes de proficiência, currículo e motivações dos candidatos.
Os beneficiados receberão uma exoneração parcial das taxas universitárias e deverão arcar, na sua chegada na França, com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para graduação e 243 euros anuais para o Master. A bolsa não prevê a exoneração de outras taxas, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas etc.
Aqueles que realizaram a sua candidatura pela plataforma “Études en France” já estão concorrendo e não precisam realizar nenhum procedimento complementar. Já os estudantes que realizaram as candidaturas diretamente nas instituições ou via plataforma Parcoursup deverão enviar seus dossiês pré-consulares, na plataforma, até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019.
São elegíveis:
- Candidatos de nacionalidade brasileira ou nacionalidade estrangeira residentes no Brasil
- Candidatos que tenham se candidatado a qualquer uma das instituições sob a tutela do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e Inovação (veja a lista completa aqui):
- na categoria de “Formation Initiale” em qualquer um dos anos da Licence [primeiro ano (L1), segundo ano (L2) ou terceiro ano (L3)] e Master [primeiro ano (M1) ou segundo ano (M2)].
- candidatos ao diploma DUT (primeiro e segundo ano).
- candidatos ao Diploma de Engenheiro nos níveis L3, M1 e M2 do diploma (Bac+3, Bac+4, Bac+5).
Não são elegíveis:
- Candidatos com dupla nacionalidade europeia.
- Candidatos com nacionalidade francesa.
- Candidatos que tenham realizado candidaturas para formações de instituições que não estão sob a tutela do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa.
- Candidatos que tenham realizado candidaturas para formações de instituições que estão sob a tutela do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, mas que o valor da formação não corresponda às taxas universitárias determinadas no Décreto nº 2019-344.
Para enviar a aplicação, não é preciso ter o aceite final das universidades. Todos os interessados devem declarar as seguintes informações e anexar na plataforma os documentos, sem necessidade de tradução juramentada:
- RG ou passaporte
- Currículo
- Histórico e atestado de conclusão do ensino médio
- Teste de proficiência de idioma (inglês ou francês, conforme pré-requisito demanda do curso)
- Carta de aceite ou declaração de participação no processo de candidatura (modelo abaixo). Declarar, no campo statut particulier, Bourses Bienvenue en France
- Motivação (no campo “motivation” da plataforma, explicar a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas)
- Histórico do ensino superior (somente candidaturas ao L2, L3, M1 e M2)
- Diploma do ensino superior (somente candidaturas M1 ou M2)
Os beneficiados serão informados no dia 2 de julho e não será possível recorrer à decisão da comissão julgadora.
Os candidatos poderão esclarecer suas dúvidas através do e-mail: [email protected].
Acesse e o edital e os anexos ao final da página.