
1 – Não generalize
As pessoas tendem a generalizar muito quando encontram uma ou duas pessoas de um País; quando eles falam de um cidadão daquele País, eles fazem comentários como “Brasileiros são como isso”, “Alemães são como aquilo”, “Franceses são bla bla bla…” Claro, você não pode generalizar toda uma nação, porque você conhece alguém que tem esse hábito ou se comporta de uma determinada maneira. Há pessoas peculiares em cada nação (não, eu não estou generalizando, é um fato – risos!).
Não há nada pior do que encontrar alguém e a pessoa dizer: ‘Oh, você é alemão! Você se deita nu sempre que pode? “Como você acha que essa pessoa vai reagir”? Ele ou ela vai irão gostar de você imediatamente. Eu sei por que trabalhei com um alemão e durante sua primeira semana em Londres, ele me contou essa história e disse: “os franceses são muito grosseiros, não têm boas maneiras e não têm habilidades sociais”.
Então, você entende o meu ponto aqui? Um comentário leva a outro e começa a antipatia desde então. Ele vai conversar com seus amigos sobre como os franceses são grosseiros por causa de um comentário. É talvez fosse uma “piada”, mas por vezes, piadas podem ser interpretadas de maneiras muito diferentes.
2 – Não coma a comida deles
Uma coisa que você não deve fazer é pegar a comida do seu futuro companheiro de moradia da geladeira ou armário quando eles não derem permissão. Normalmente, as pessoas não irão falar sobre isso, mas com certeza eles percebem.
Se adiante, se você precisar de algo, envie uma mensagem de texto ou peça de imediato. Tentando esconder que você comeu a comida do seu companheiro de moradia ou mesmo as últimas duas fatias de pão porque você não tem nenhum e estava com pressa para ir para o trabalho só vai criar problemas e envolver outras pessoas. Ainda mais se não são apenas os dois que dividem o apartamento.
Se isso acontecer às pessoas podem se unir contra você e irão lhe isolar e a última coisa que você quer é se sentir solitário em casa. É o pior sentimento que existe e fará sua vida realmente ruim.
3 – Não compartilhe seus itens (produtos de beleza, perfume, sabão em pó)
Eu chateei um companheiro uma vez porque eu usei uma de suas lâminas de barbear descartáveis e não disse nada. Eu tinha por volta de 26 anos na época, estava com pressa para um encontro e não tinha mais aparelhos de barbear. Ele tinha um saco com 10, então eu decidi usar um.
Ele não disse nada, então, algumas semanas depois, eu usei outro. Um dia, estávamos jantando e ele mencionou que eu era muito imaturo e que não estava feliz que eu estava fazendo isso e então ele decidiu se mudar. Eu achei que foi uma decisão difícil para ele, mas eu o entendo agora. É chato. É roubo e se você pegar algo de alguém sem o seu conhecimento, você está roubando o que é deles e ninguém gosta de ter suas coisas roubadas, certo? Pense nisso na próxima vez que você pensar em fazê-lo!
4 – Não deixe bilhetes em todos os lugares
Só agora eu entendo o quanto meus ex-companheiros de apartamento colombianos deve ter me odiado. Eu costumava fazer muito isso. Não há nada mais irritante do que um Post it na geladeira dizendo ‘beba a m**** do seu próprio leite, seu idiota!’. Eu tenho que dizer que é muito infantil e irritante. Ao mesmo tempo, eu vivi com alguns australianos e eles fizeram isso comigo. Uma das meninas costumava me deixar louco.
Porque as pessoas simplesmente não dizem algo quando elas precisam? Suponho que, se há um grande número de pessoas na casa, é mais fácil ser anônimo para evitar o confronto. E não se comunicar só piora as coisas, acredite!
5 – Não faça festas durante os dias de trabalho (segunda a sexta)
A menos que vocês sejam todos da mesma idade, tenham os mesmos empregos e estilos de vida (ou seja, todos os estudantes ou desempregados!), Você não deve fazer festas em dias de semana ou convidar pessoas para beber após as 23:00 na sua casa. Isso é ruim para quem mora lá.
Uma vez eu morei com quatro caras e um colega de apartamento Belga (desempregado) costumava trazer seus amigos às terças e quartas-feiras para beber. Eu não me importava muito no início, mas eles começaram a ficar até mais tarde e mais tarde até que depois de algumas semanas o encontro ia ate as 3 horas da manha. Eu tinha que acordar às 8:00 do dia seguinte e ouvir pessoas rindo, ouvindo música e fazendo barulho até altas horas não era a melhor situação.
Mesmo depois que eu pedi numa boa para eles baixarem o volume, eles continuaram falando alto e rindo, até que um dia eu perdi a paciência e pedi a todos para irem embora. Eu literalmente abri a porta e chutei todos fora do apartamento. Pareci um louco? Talvez tenha sido um pouco exagerado, mas eu nunca precisei fazer isso de novo e eles nunca mais voltaram durante a semana.
Meu colega Belga e eu nunca mais trocamos uma palavra e três semanas depois ele voltou para a Bélgica porque não conseguia encontrar um emprego em Londres. Então, certifique-se de respeitar as pessoas que trabalham durante a semana. Não só os seus amigos, mas também os vizinhos.
6 – Não deixe o seu namorado ou namorada ficar mais tempo do que deve
Se, por qualquer razão, as pessoas não querem que seus parceiros fiquem na casa, você deve respeitar isso. Algumas pessoas dizem que a convivência com casais muda a dinâmica no apartamento. Eu concordo com isso até certo ponto. Se você tem uma nova pessoa em sua vida, certifique-se de partilhar o ‘ficar mais’ entre seu apartamento e o deles.
Pergunte aos seus colegas de casa o que é aceitável para eles. Duas noites, três noites? Acho que você deve estar pensando: “Eu pago o aluguel, é o meu lugar também”, mas você está pagando aluguel para si e não por duas pessoas! Se você respeitar isso, vocês vão viver em um lugar muito mais harmonioso!
7 – Não deixe suas coisas jogadas em áreas comuns
Alguns companheiros de apartamento acham que a sala de estar e corredores são extensões de seus quartos, mas eles não são. Não deixe suas coisas ao redor da casa como se você vivesse sozinho. Se você vive com uma pessoa super organizada, irá deixá-los loucos e você certamente vai gerar conflito.
Sua coleção de DVDs é uma coisa muito legal de se ter, mas certifique-se de mantê-lo em seu quarto, em uma prateleira, para que seus companheiros de apartamento não tenham de arrumar a sala toda vez que quiserem assistir TV!
Leia outras colunas de Rafael:
- Morar no Exterior: 7 dicas
- Razões pelas quais as pessoas mudam de país
- Decisão de ir morar em Londres
- Livro: Mudando de País – Um passo de cada vez
Créditos da imagem: Style and Fashion