Saiba como e o que é necessário para você pode se candidatar em Universidades Americanas.

Se você quer estudar nos Estados Unidos, provavelmente já se deu conta de que o processo de candidatura, o application, é bem diferente do processo no Brasil. No Brasil, para fazer graduação, você precisa fazer o vestibular (ou o Enem) e essa nota determina se você entra ou não. Esportes, histórico escolar, atividades e interesses além do acadêmico, nada disso faz diferença.
Nos Estados Unidos, o processo é bem diferente! Para entrar numa faculdade, você vai precisar de muito mais do que notas num exame nacional. As faculdades americanas têm uma abordagem holística e querem ficar conhecendo quem você é como pessoa, não só como aluno. Quais são os seus interesses, hobbies, sonhos? O que te motiva, te inspira? Avaliam muito mais do que o resultado num único teste.
Tudo isso se baseia num conceito que chamamos best-fit. O que é o best-fit? Cada faculdade americana tem características especiais, um certo perfil que a distingue de todas as outras. Então querem ter certeza que o candidato se alinha com esse perfil. Selecionam aqueles alunos que acham que serão bem-sucedidos, tanto academicamente como socialmente, nesse ambiente universitário específico. Bem diferente do Brasil, onde as faculdades têm pouca escolha – só o seu vestibular – para selecionar os alunos.
Mas não é só a faculdade que te avalia dessa maneira. Você também pode avaliar, e selecionar, a faculdade. Onde você será mais feliz, se sentirá mais desafiado e realizado, tanto academicamente como socialmente? Tem um lado pessoal nessa escolha. Pense: qual é a faculdade ideal para mim?
Então, vamos lá, quais são os componentes de um application? São oito ao todo!
- Formulário de Application.
- Documentos Acadêmicos, ou o seu histórico escolar.
- Formulários da sua escola.
- Resultados de testes padronizados, incluindo o SAT, ACT, SAT Subject Tests, TOEFL, IELTS.
- O (conhecido) Essay ou Redação.
- Cartas de Recomendação.
- Lista de atividades extracurriculares.
- Qualquer outro requisito, já que diferentes faculdades têm diferentes requisitos. Pode ser, por exemplo, uma entrevista, uma carta de recomendação de um amigo, o portfólio, ou audição.
Não se preocupe. Parece complicado mas vou escrevendo sobre cada componente em detalhe nas próximas semanas. Por enquanto, o que você tem que saber, é que o mais importante é começar a planejar cedo!