Como se candidatar a Universidades Americanas – Um processo único

Saiba como e o que é necessário para você pode se candidatar em Universidades Americanas.

Como se candidatar a Universidades Americanas - Um processo único
Como se candidatar a Universidades Americanas – Um processo único

Se você quer estudar nos Estados Unidos, provavelmente já se deu conta de que o processo de candidatura, o application, é bem diferente do processo no Brasil. No Brasil, para fazer graduação, você precisa fazer o vestibular (ou o Enem) e essa nota determina se você entra ou não. Esportes, histórico escolar, atividades e interesses além do acadêmico, nada disso faz diferença.

Nos Estados Unidos, o processo é bem diferente! Para entrar numa faculdade, você vai precisar de muito mais do que notas num exame nacional. As faculdades americanas têm uma abordagem holística e querem ficar conhecendo quem você é como pessoa, não só como aluno. Quais são os seus interesses, hobbies, sonhos? O que te motiva, te inspira? Avaliam muito mais do que o resultado num único teste.

Tudo isso se baseia num conceito que chamamos best-fit. O que é o best-fit? Cada faculdade americana tem características especiais, um certo perfil que a distingue de todas as outras. Então querem ter certeza que o candidato se alinha com esse perfil. Selecionam aqueles alunos que acham que serão bem-sucedidos, tanto academicamente como socialmente, nesse ambiente universitário específico. Bem diferente do Brasil, onde as faculdades têm pouca escolha – só o seu vestibular – para selecionar os alunos.

Mas não é só a faculdade que te avalia dessa maneira. Você também pode avaliar, e selecionar, a faculdade. Onde você será mais feliz, se sentirá mais desafiado e realizado, tanto academicamente como socialmente? Tem um lado pessoal nessa escolha. Pense: qual é a faculdade ideal para mim?

Então, vamos lá, quais são os componentes de um application? São oito ao todo!

  1. Formulário de Application.
  2. Documentos Acadêmicos, ou o seu histórico escolar.
  3. Formulários da sua escola.
  4. Resultados de testes padronizados, incluindo o SAT, ACT, SAT Subject Tests, TOEFL, IELTS.
  5. O (conhecido) Essay ou Redação.
  6. Cartas de Recomendação.
  7. Lista de atividades extracurriculares.
  8. Qualquer outro requisito, já que diferentes faculdades têm diferentes requisitos. Pode ser, por exemplo, uma entrevista, uma carta de recomendação de um amigo, o portfólio, ou audição.

Não se preocupe. Parece complicado mas vou escrevendo sobre cada componente em detalhe nas próximas semanas. Por enquanto, o que você tem que saber, é que o mais importante é começar a planejar cedo!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.